Marco Aurélio Garcia: "Controle da imprensa não faz parte do DNA político do PT"

Marco Aurélio Garcia: "Controle da imprensa não faz parte do DNA político do PT"

Atualizado em 28/11/2006 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Marco Aurélio Garcia : "Controle da imprensa não faz parte do DNA político do PT"

O presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, garantiu a jornalistas ontem (27/11) que o partido e o presidente Lula não estabeleceram planos de controle da imprensa.

Garcia foi um dos dirigentes que mais se envolveu em polêmicas com a mídia durante e depois do processo eleitoral. Ele chegou a cobrar de jornalistas uma auto-reflexão de sua atuação na campanha.

"A imprensa funciona normalmente no Brasil, ela tem uma liberdade absoluta de funcionamento", acredita. "Tanto é assim que os estudos que foram feitos pelos observatórios de imprensa revelam que ela foi de uma severidade extraordinária em relação ao candidato que resultou reeleito na eleição, e isso não nos fez de maneira nenhuma ter nenhuma atitude [contrária]".

Garcia, que substitui Ricardo Berzoini na presidência do PT, garantiu que medidas de controle da imprensa não fazem parte do "DNA político" do partido. Ainda assim, ele voltou a reclamar da mídia, cutucando "certos jornalistas" e a oposição.

"O desconforto individual nosso e eventual com a imprensa seguramente é bem menor do que o desconforto de certos jornalistas com o governo. Então, no mínimo, estamos empatados", ironizou. "Quem tem maus hábitos em relação à imprensa não somos nós. São outros que até hoje sobrevivem aí no sistema político brasileiro".

De acordo com o dirigente, o respeito mútuo entre Governo e mídia não anula o direito de serem feitas críticas pontuais. "Isso não impede que em determinados momentos algum dirigente, alguma pessoa, o próprio presidente, eu mesmo, expressemos o nosso desconforto com determinadas afirmações, com determinadas edições", defendeu Garcia.