Marcelo Beraba: Ombudsman da Folha tem mandato renovado até 2007
Marcelo Beraba: Ombudsman da Folha tem mandato renovado até 2007
Marcelo Beraba : Ombudsman da Folha tem mandato renovado até 2007
A Folha de S. Paulo anunciou ontem (09/04) a renovação do mandato de seu ombudsman, o jornalista Marcelo Beraba, até 2007. Beraba ocupa o cargo desde abril de 2004 e acredita que a principal marca de seu segundo ano de gestão foi o acompanhamento da crise política sob o ponto de vista da qualidade e do equilíbrio.
O jornal informa que a quantidade de leitores que procuraram o ombudsman teve um aumento significativo: 10.688 mensagens em 2005, contra 5.881 no ano anterior. Esse crescimento teria relação com a crise política. "Havia uma insatisfação em relação ao posicionamento do jornal, considerado mais crítico em relação ao governo do que à oposição", disse Beraba.
Os principais problemas apontados pelos leitores são parcialidade e falta de qualidade. Para o jornalista, estas são insatisfações comuns aos consumidores de todos os veículos, mas que ganham expressão na Folha em razão da existência do "canal do ombudsman" e do "Painel do Leitor".
Segundo o jornalista, o desafio da Folha em 2006 será conjugar o noticiário quente, crítico e investigativo, com textos mais densos e reflexivos sobre os problemas do país.
Currículo
Marcelo Beraba é jornalista há 35 anos. Formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tornou-se repórter do O Globo em 1971. Já foi chefe de reportagem e diretor da sucursal da Folha no Rio. Em São Paulo, foi editor de cidades e política e secretário de Redação do jornal. Trabalhou como editor-executivo no Jornal do Brasil e "Jornal da Globo". Voltou à Folha em 1999, reassumiu a direção da sucursal do Rio e ocupa o cargo de ombudsman desde 5 de abril de 2004. No ano passado, ele recebeu o Prêmio de Excelência em Jornalismo do International Center For Journalism, em Washington.






