Mapa da Mídia: Jose Land, diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica a estratégia da emissora para divulgar os produtos da casa
Mapa da Mídia: Jose Land, diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica a estratégia da emissora para divulgar os produtos da casa30 de outubro, Oca do Parque Ibirapuera.
30 de outubro, Oca do Parque Ibirapuera. Os mais desavisados estranharam ao cruzar com estrelas do porte de Claudia Raia e Fernanda Montenegro, de longo, se encaminhando para a festa de lançamento da novela Belíssima, nova trama da emissora carioca. Por trás dos flashes dos fotógrafos, fãs e aparecidos em geral, se esconde um projeto de comunicação milimetricamente montado para atender à mídia especializada.
Neste bate-papo com o Portal Imprensa, José Land, diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica melhor como funciona a divulgação dos programas com a marca Rede globo de qualidade. Acompanhe:
IMPRENSA: Quais são as agências (house agency ou agências de publicidade externas) que cuidam do segmento "produtos da casa" na Rede Globo?
José Land: A Divisão de Propaganda da Central Globo de Comunicação (CGCOM) desenvolve tanto peças publicitárias para os produtos da TV Globo como campanhas institucionais da empresa e anúncios de iniciativas que ela apóia. Nossa atuação acontece em três segmentos: agência, produtora e cliente, quando terceirizamos o serviço. A agência funciona com seis duplas de criação, gerenciadas por Marcos Pedrosa, que conceituam e desenvolvem campanhas publicitárias. Também temos a infra-estrutura de uma produtora com capacidade de realizar as etapas de captação, edição, sonorização e finalização em vídeo. Ao todo, nossa equipe conta com 42 pessoas.
Quando atuamos como clientes, contratamos outras estruturas de comunicação, sejam agências ou produtoras. Nestes casos, fazemos o briefing, passamos as informações necessárias sobre o produto e aprovamos o projeto que nos é apresentado. Ao longo desses cinco anos trabalhamos com as mais diversas empresas, como as agências DM9, DPZ, W Brasil; as produtoras Conspiração, O2, Academia de Filmes; e também produtoras de animação, como a Campo 4, entre outras.
Em 2004, nossa produtividade, incluindo a interna e a terceirizada, foi de aproximadamente 400 comerciais de TV; 900 peças de divulgação e de promoção, como folders e brindes; e 65 filmes institucionais, como vídeos sobre a CGP ou apresentação de uma novela para feiras internacionais.
IMPRENSA: Por exemplo, no caso da nova novela, Belíssima. No caso de anúncios em revistas da Editora Globo, no jornal O Globo, ou de spots em rádios que pertençam à Rede Globo, existe uma cobrança ou é considerada permuta? No que concerne aos outros veículos, como UOL, Folha de S.Paulo, revistas da Editora Abril, há permutas para os anúncios?
Land: Quanto ao espaço na mídia, todos nossos contratos de veiculação são permutas: tanto nos veículos das Organizações Globo quanto nos de outras empresas.
IMPRENSA: Quanto a emissora gasta em publicidade interna, ou seja, anúncio de seus produtos em seus produtos (como anunciar a nova edição da Época na TV)?
Land: Não divulgamos valores






