Mapa da Mídia: Jose Land, diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica a estratégia da emissora para divulgar os produtos da casa

Mapa da Mídia: Jose Land, diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica a estratégia da emissora para divulgar os produtos da casa30 de outubro, Oca do Parque Ibirapuera.

Atualizado em 16/11/2005 às 14:11, por Denise Moraes | Redação Portal Imprensa.

diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica a estratégia da emissora para divulgar os produtos da casa

30 de outubro, Oca do Parque Ibirapuera. Os mais desavisados estranharam ao cruzar com estrelas do porte de Claudia Raia e Fernanda Montenegro, de longo, se encaminhando para a festa de lançamento da novela Belíssima, nova trama da emissora carioca. Por trás dos flashes dos fotógrafos, fãs e aparecidos em geral, se esconde um projeto de comunicação milimetricamente montado para atender à mídia especializada.

Neste bate-papo com o Portal Imprensa, José Land, diretor de Propaganda da Central Globo de Comunicação, explica melhor como funciona a divulgação dos programas com a marca Rede globo de qualidade. Acompanhe:

IMPRENSA: Quais são as agências (house agency ou agências de publicidade externas) que cuidam do segmento "produtos da casa" na Rede Globo?

José Land:
A Divisão de Propaganda da Central Globo de Comunicação (CGCOM) desenvolve tanto peças publicitárias para os produtos da TV Globo como campanhas institucionais da empresa e anúncios de iniciativas que ela apóia. Nossa atuação acontece em três segmentos: agência, produtora e cliente, quando terceirizamos o serviço. A agência funciona com seis duplas de criação, gerenciadas por Marcos Pedrosa, que conceituam e desenvolvem campanhas publicitárias. Também temos a infra-estrutura de uma produtora com capacidade de realizar as etapas de captação, edição, sonorização e finalização em vídeo. Ao todo, nossa equipe conta com 42 pessoas.

Quando atuamos como clientes, contratamos outras estruturas de comunicação, sejam agências ou produtoras. Nestes casos, fazemos o briefing, passamos as informações necessárias sobre o produto e aprovamos o projeto que nos é apresentado. Ao longo desses cinco anos trabalhamos com as mais diversas empresas, como as agências DM9, DPZ, W Brasil; as produtoras Conspiração, O2, Academia de Filmes; e também produtoras de animação, como a Campo 4, entre outras.

Em 2004, nossa produtividade, incluindo a interna e a terceirizada, foi de aproximadamente 400 comerciais de TV; 900 peças de divulgação e de promoção, como folders e brindes; e 65 filmes institucionais, como vídeos sobre a CGP ou apresentação de uma novela para feiras internacionais.

IMPRENSA: Por exemplo, no caso da nova novela, Belíssima. No caso de anúncios em revistas da Editora Globo, no jornal O Globo, ou de spots em rádios que pertençam à Rede Globo, existe uma cobrança ou é considerada permuta? No que concerne aos outros veículos, como UOL, Folha de S.Paulo, revistas da Editora Abril, há permutas para os anúncios?

Land:
Quanto ao espaço na mídia, todos nossos contratos de veiculação são permutas: tanto nos veículos das Organizações Globo quanto nos de outras empresas.

IMPRENSA: Quanto a emissora gasta em publicidade interna, ou seja, anúncio de seus produtos em seus produtos (como anunciar a nova edição da Época na TV)?

Land:
Não divulgamos valores