Mais um: Tarso Genro culpa imprensa pela falta de interesse popular por política

Mais um: Tarso Genro culpa imprensa pela falta de interesse popular por política

Atualizado em 30/11/2006 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Mais um : Tarso Genro culpa imprensa pela falta de interesse popular por política

Tarso Genro, ministro das Relações Institucionais e um dos potenciais homens-fortes de Lula no segundo mandato, juntou-se de vez a outros líderes petistas e criticou a ação da imprensa ontem (29/11).

Em discurso para representantes de movimentos sociais, ele afirmou que a atuação da mídia durante a campanha eleitoral não foi uma conspiração em benefício de Geraldo Alckmin (PSDB), como defendem alguns líderes do partido, mas um "movimento espontâneo para despolitizar" as eleições e transformá-la em um duelo entre "corruptos e maus" contra "técnicos e bons".

Ainda assim, Genro insinuou o suposto favorecimento de setores da imprensa para favorecer os tucanos; mas fez questão de ressaltar que não estava "acusando" jornalistas ou veículos em particular.

"O trabalho informativo foi feito para desencampar as pessoas da política e abrir espaço para o choque de gestão e abrir espaço, em última análise, para a limpeza técnica", disse. "Em emergência a alguém supostamente limpo, impoluto para levar o país através da técnica, do choque de gestão ao infinito de felicidade e de bonança".

De acordo com o dirigente gaúcho, o "movimento espontâneo" começou durante o Governo Lula.

"No Brasil, durante dois anos do Governo do presidente Lula, foi construída matematicamente pela mídia uma rejeição plena das pessoas à esfera da política", acredita. "Não é um coisa feita somente contra o presidente Lula. É para dizer que os políticos não prestam, que as instituições não prestam e que a corrupção absorve todos os partidos e todas as pessoas".