Mais cedo: Globo divulga regras do debate; TSE determina antecipação no horário
Mais cedo: Globo divulga regras do debate; TSE determina antecipação no horário
Mais cedo : Globo divulga regras do debate; TSE determina antecipação no horário
A TV Globo divulgou mais detalhes das regras de seu debate entre os candidatos à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), que acontece na próxima sexta-feira (27/10), antevéspera da votação.As grandes novidades estão na tecnologia, segundo informa o colunista da Folha de S. Paulo , Daniel Castro. O estúdio que está sendo montado terá um videowall com a vinheta "Eleições 2006" e uma série de quadrados, sensíveis ao toque.
Lula e Alckmin deverão se dirigir à tela e clicar em um quadrado qualquer; dele surgirá a foto de um dos 80 eleitores indecisos que formarão a platéia. A este eleitor "sorteado" caberá a tarefa de ler uma pergunta pré-formulada, sobre determinado tema, ao candidato que o selecionou.
Em seguida, o oponente faz uma outra pergunta, sobre o mesmo assunto, com direito a réplica e tréplica. Serão, no máximo, 16 rodadas de perguntas dos eleitores, que serão recrutados previamente pelo Ibope, parceiro da emissora carioca, e confinados em um hotel no Rio de Janeiro.
A Globo pretendia iniciar o debate às 22h30, depois da novela "Páginas da Vida" e estendê-lo por duas horas e meia. Mas, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, o confronto não poderá ultrapassar a meia-noite.
A decisão dos juízes foi divulgada nesta terça-feira (17/10). O mais provável, segundo Daniel Castro, é que o programa comece mais cedo e tenha seu tempo de duração reduzido. 





