Livros: Políticos do Brasil, de Fernando Rodrigues, é mais que um livro; é um guia de apuração
Livros: Políticos do Brasil, de Fernando Rodrigues, é mais que um livro; é um guia de apuração
Livros : Políticos do Brasil , de Fernando Rodrigues, é mais que um livro; é um guia de apuração
Por Em 424 páginas, estão reunidos dados inéditos de 3.570 registros sobre o patrimônio declarado de candidatos vencedores em 1998 e em 2002. Editado pela Publifolha, o livro é o resultado de mais de cinco anos de pesquisa e análise sobre a atividade política no Brasil e as pessoas que a exercem. O conteúdo do livro pode ser dividido em três partes principais: o patrimônio dos políticos, o perfil estatístico e as características do sistema político, com considerações sobre o voto. Com a palavra, Fernando Rodrigues: Portal Imprensa - Por que um livro mapeando os políticos do Brasil?
Fernando Rodrigues - Por uma demanda pessoal e geral. Numa livraria, você encontra livros sobre a fauna, arquitetura, mas sobre políticos você não encontra. Sobre algum partido, algum político específico sim, mas não do coletivo. Notei que faltava algo geral sobre quem governa o País. Demorei cinco anos e meio para fazer o livro.
Portal Imprensa - Qual a principal conclusão a que você chegou no livro?
Fernando Rodrigues - Há várias, mas a principal é a relação de êxito político e econômico. Há uma percepção de que quem entra na vida pública se beneficia dela. Resolvi buscar dados objetivos. Conclui que existe mesmo essa relação entre sucesso político e sucesso econômico, assim como existe em diversas profissões, o que não necessariamente quer dizer que haja um beneficio ilícito. Para saber disso, só fazendo uma nova pesquisa, investigando muito. Mas que, entre os políticos vitoriosos, há um êxito político ligado ao econômico, isso é fato.
Portal Imprensa - Acha que pode irritar alguns nomes contidos no livro?
Fernando Rodrigues - Acho possível que fiquem chateados com algumas conclusões, como a lista completa ao final do livro que traz o CPF de cada um. Com isso, o eleitor consegue saber se o político está em dia com a Receita Federal, por exemplo, uma informação muito relevante. Essas são informações públicas que devem ser checadas. É uma pesquisa inédita, extensa e útil para fiscalizar a esfera do poder. 





