Legislação: Lei de Imprensa para os futuros jornalistas, por Vani Boza*

Legislação: Lei de Imprensa para os futuros jornalistas, por Vani Boza*

Atualizado em 10/10/2006 às 11:10, por .

Legislação : Lei de Imprensa para os futuros jornalistas, por Vani Boza*

* Vani Boza é aluna do 2º ano do curso de Jornalismo da Uniuv Loira, olhos escuros e vestida de preto. Assim estava Bianca Neppel, que é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) há 14 anos e também formada em Direito, quando realizou uma palestra no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na noite de sexta-feira, 6. Juntamente com seu marido e filha, Neppel falou sobre o tema "A Lei de Imprensa" com os acadêmicos do segundo, terceiro e quarto ano de Jornalismo.

Residente em Canoinhas, Santa Catarina, Neppel conta que na época em que se formou em jornalismo (1992), não havia meios de comunicação ativos na região e os que existiam eram precários e não contavam com o trabalho jornalístico. Por isso, segundo ela, encontrou muitas dificuldades para iniciar sua carreira, tendo que quase pagar para trabalhar.

O tema central da palestra é muito polêmico no ramo jornalístico. Segundo Neppel os jornalistas e outras pessoas que porventura venham a escrever em algum veículo de comunicação devem ter muito cuidado para não serem prejudicados pela Lei. A Lei de Imprensa foi criada em 9 de fevereiro de 1967 para regularizar a manifestação do pensamento e da informação, proveniente da Ditadura Militar. A Lei visa determinar limites para a defesa dos mais favorecidos da sociedade, ou seja, privar a sociedade das informações que possam acarretar em dúvidas quanto a credibilidade política, social ou moral das pessoas citadas.

Neppel comentou que depois de estudar Direito passou a compreender melhor as leis e que isso a tornou mais precavida na hora de escrever para os meios de comunicação. Disse que um processo da Lei de Imprensa é muito complicado de se livrar, porque se trata de censura. As leis são rígidas e difíceis de recorrer. Uma dica que dá aos futuros jornalistas é dizer sempre a verdade, simplesmente a verdade, e o público que se manifeste como achar melhor. Neppel adverte que uma vez passada uma informação, ela penetra no público, tornando-se impossível voltar atrás para correções e que, provenientes desses descuidos, é que aparecem os processos da Lei de Imprensa. "Ordem para os que podem e os outros que acatem", diz, emitindo sua opinião sobre a Lei de Imprensa.

A professora de Jornalismo da Uniuv, Ana Cristina Bostelmam, comenta que a palestra foi muito boa para que os alunos e profissionais saibam o que podem e não podem fazer. Bostelmam comentou que a responsabilidade dos jornalistas não é apenas com a sociedade, mas sim com suas fontes de informação e o que se publica sobre elas. "O escrever é muito mais do que juntar palavras", diz.

Para finalizar a palestra, Neppel, deixando transparecer sua paixão pelo trabalho jornalístico, falou que a partir do momento que uma faculdade abre o curso de Jornalismo, ela nunca mais será a mesma, pois o jornalismo tem o poder de mudar a região e a sociedade.