Larry Flint: Editor da Playboy na Indonésia é julgado por publicar "material indecente"

Larry Flint: Editor da Playboy na Indonésia é julgado por publicar "material indecente"

Atualizado em 07/12/2006 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Larry Flint : Editor da Playboy na Indonésia é julgado por publicar "material indecente"

Começou hoje (07/12) em Jacarta, na Indonésia, o julgamento do jornalista Erwin Arnada, editor da revista Playboy local.

De acordo com a agência Efe, o promotor Agung Ardianto moveu uma ação contra o editor porque a revista teria "violado o sentido da decência"; a condenação pode chegar a 32 meses de prisão.

A Playboy chegou à Indonésia em abril, depois de diversos meses de grandes polêmicas. A Redação, que havia se instalado em Jacarta, foi obrigada a se mudar para a Ilha de Bali, por causa de uma série de ataques e agressões.

Mesmo sendo mais "comportada" que suas "primas" de outros países - e até que suas concorrentes locais, a FHM e a Maxim -, a revista se tornou um dos principais alvos da fúria dos radicais islâmicos.

Os fundamentalistas consideram a chegada da revista um exemplo maior da "degradação moral" vivida pela Indonésia. Há, no Parlamento, um projeto de lei que, além de punir beijos em público e danças "indecentes", prevê prisão para responsáveis por publicações e filmes "imorais".

A Indonésia é o país com a maior comunidade muçulmana do planeta.