Lançamento: Editora Globo lança revista que visa a inclusão de deficientes
Lançamento: Editora Globo lança revista que visa a inclusão de deficientes
Atualizado em 20/06/2007 às 15:06, por
Cristiane Prizibisczki/ Redação Portal IMPRENSA.
Lançamento: Editora Globo lança revista que visa a inclusão de deficientes
Por A Editora Globo, em parceria com o Instituto Paradigma e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), lançou, hoje (dia 20) pela manhã, a sua mais nova publicação: a Revista Inclusão , que tem o objetivo de aproximar a sociedade das questões relativas às pessoas com deficiência. A equipe da revista ainda não está totalmente formada e, de acordo com Carla Gullo, editora-chefe, deve incluir alguém com deficiência. "Na equipe da Redação, também existe a intenção de ter uma pessoa com deficiência, seja ela qual for, porque, com certeza, ele estará por dentro dos debates que envolvem a questão", disse.A Revista Inclusão terá circulação mensal e tiragem de 60 mil exemplares, a serem distribuídos, inicialmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Serão 64 páginas que vão tratar de assuntos como tecnologia, trabalho, turismo, atualidades, saúde, ciência, atitude e diversão. A publicação será distribuída gratuitamente em empresas, nos eventos da Fiesp e na rede de relacionamento do Instituto Paradigma, além de ser encartada nas revistas da Editora Globo.
"Nosso objetivo é disseminar informação qualificada sobre a questão da deficiência e promover um debate mais contemporâneo sobre a inclusão", disse a presidente do Instituto Paradigma, Luiza Russo. Segundo dados último senso, 26,5 milhões de brasileiros - 14,6% do total - possuem algum tipo de deficiência. Destes, somente 0,12% chegam ao ensino superior e, apesar da crescente inclusão nas empresas, ainda há muito a que se avançar, de acordo com o Instituto.
O projeto da revista está sendo desenvolvido há mais de um ano e a idéia é que os temas sejam tratados de maneira leve e interessante, sem cair no assistencialismo. "Temos, sim, a preocupação de não sermos assistencialistas, mas creio que isto será conseguido com um texto de qualidade. Geralmente ficamos com medo de falar das diferenças, mas queremos incluí-la dos debates da sociedade e torna-la uma coisa natural", disse Carla Gullo.
Inclusão será dirigida às pessoas com deficiência e também a empresários, educadores, profissionais de saúde e formadores de opinião. O conteúdo da publicação, que será lançada para o público em setembro, estará disponível, em versão HTML, no do Instituto Paradigma. O grupo ainda está em busca de parcerias para viabilizar a publicação em áudio e Braile.






