José Genoino, no Terra Magazine: "A claridade da câmera me causa medo"
José Genoino, no Terra Magazine: "A claridade da câmera me causa medo"
José Genoino, no Terra Magazine : "A claridade da câmera me causa medo"
"Fui ingênuo, vivi uma ilusão, uma ficção". Foi dessa forma que o ex-deputado José Genoino avaliou o seu passado de personagem midiático. Depois de um longo período de reclusão, o ex - líder petista concedeu uma entrevista ao jornalista Bob Fernandes, da revista eletrônica Terra Magazine , onde demonstrou temor diante de uma câmera ligada. Em off, desabafou o que diria pouco depois, na entrevista gravada e filmada: "Hoje essas luzes e câmeras me lembram uma cela forte, a tortura, mas essa é a tortura pós-moderna. A outra destrói o corpo, pode matar. Essa destrói o espírito, a alma, dilacera por dentro". A entrevista na íntegra pode ser lida no site . Confira os melhores trechos: Sobre a cobertura da imprensa no caso do seu envolvimento com o mensalão
"Você tem um espetáculo... A condenação é feita por matérias feitas na onda. O esforço que você faz para se colocar não é entendido... Fica uma sensação de impotência muito grande... você se segura para resistir".
Sobre os dólares na cueca
"Não adiantou nada eu dizer que nada tinha com aquilo. Eu não tenho nada com aquilo, nada. Meu irmão veio aqui, nem quis me encontrar em casa, fomos nos encontrar num prédio. Eu disse a ele: "aqui nós não somos deputados, somos irmãos. O que foi aquilo?" Ele chorava, e me disse: "Eu também não sei, não tenho nada com aquilo". Eu desisti naquele dia, quando cheguei em casa e vi o Jornal das oito horas. Usaram uma imagem minha entrando naquele prédio, como se fosse encontrar o Guimarães, mas era uma imagem de outro dia, uma montagem. Ali eu vi que não adiantava mais nada naquela hora, a onda era muito grande, a impotência..".
Sobre o medo das câmeras
"Me lembra como se eu tivesse nos anos 70, uma imagem de interrogatório dos anos 70, quando eu era torturado e interrogado. Só que naquela época, era parede de isopor, luz muito forte para você não ter dor de cabeça e o teu grito não era ouvido fora daquela sala vedada com isopor. Agora, ao contrário, a câmera, a claridade da câmera me causa medo devido ao processo vivido... foi muito violento, matérias que eu insisti para que ouvissem a minha verdade...
"Por incrível que pareça, lamentavelmente, dada a minha experiência de tanta exposição, eu temo, eu tenho medo, porque me lembra um processo de dilaceramento interno, pela maneira como algumas matérias foram feitas, a maneira como o "Pânico" (NR: O programa da Rede TV) veio em minha casa, ficou aí em frente durante duas horas, com provocação, com coisas absurdas. Depois de minha experiência anterior de tanta visibilidade, nesse período eu passei a ver câmara de televisão, gravador, entrevista, como se fosse uma tortura".
"Fiquei conhecido, minhas eleições eram fáceis, e eu tinha espaço. Já houve uma certa mudança quando fui candidato a govenador e a presidente do PT e agora eu conheci o outro lado, o da condenação. A gente não pode ter nem arrependimento, nem ódio, nem raiva, porque isso mata. A gente tem que ter a serenidade do indignado que quer justiça, e é isso que me move hoje, eu quero justiça para me defender das acusações, eu quero justiça para me defender perante os meus amigos de dentro e fora do PT e quero justiça para me defender na sociedade, é isso que eu quero..."
Sobre a relação com os repórteres
"Uma percepção que eu tinha ilusão, uma percepção que aquilo era uma ficção, uma percepção que aquilo havia sido uma ingenuidade, ou um erro, de eu não compreender que a mídia é isso mesmo. Na política você conhece a poesia e o sangue"
Decepções
"Dentro do PT algumas pessoas eu quero até esquecer... eu mantenho aquela minha idéia de que as amizades não são apenas pelo vínculo político e ideológico, então, isso me sustenta, sustenta a gente explicar para as pessoas. Já fui perguntado na rua e eu explico às pessoas, agora você tem um espírito, uma onda que cria um julgamento, uma condenação, você é condenado depois você vai provar... " 





