Jornalismo Científico: Série "Seleção de Esperanças" vence prêmio em Portugal

Jornalismo Científico: Série "Seleção de Esperanças" vence prêmio em Portugal

Atualizado em 10/07/2007 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornalismo Científico: Série "Seleção de Esperanças" vence prêmio em Portugal

Em iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, a série de programas "Seleção de Esperanças", sobre o percurso de 14 jovens portugueses cientistas, rendeu ao jornalista José Milheiro a vitória no Prêmio Jornalismo Científico 2006. Foram ao todo 25 trabalhos inscritos para concorrer ao prêmio de 50 mil euros.

O objetivo da premiação, que contou com o apoio do Sindicato dos Jornalistas (SJ), foi contribuir para que "os jornalistas sejam interlocutores mais competentes e capazes junto de suas fontes, e mediadores mais eficazes junto do público", já que a Ciência é uma das áreas em que o SJ pretende apostar para a formação especializada dos profissionais de mídia.

O júri do prêmio de Jornalismo Científico foi formado por Antônio Borges (Fundação Ilídio Pinho), Fernando Cascais (Cenjor), José Pimenta de França (SJ), Alexandre Quintanilha (Conselho dos Laboratórios Associados) e presidido pelo antigo ministro da Educação Júlio Pedrosa.

Além do prêmio principal, foram atribuídas duas menções honrosas no valor de cinco mil euros cada: uma a Carmen Inácio, pela peça televisiva "Geração Cientista", exibida na RTP2, e a outra a Teresa Florença, autora de "A Descoberta dos Nanomateriais", artigo publicado na revista do Diário de Notícias da Madeira . As informações são do site Jornalistas Online.