IV FLIP: Tariq Ali critica Veja e o PT na 8º mesa da FLIP

IV FLIP: Tariq Ali critica Veja e o PT na 8º mesa da FLIP

Atualizado em 11/08/2006 às 16:08, por Pedro Venceslau e  de Parati.

IV FLIP : Tariq Ali critica Veja e o PT na 8º mesa da FLIP

Por
Na mais concorrida mesa da FLIP até o momento, o polemista paquistanês Tariq Ali, editor da revista New Left Review , adicionou o PT e a revista Veja a sua lista de alvos para o público brasileiro. Durante a palestra - que durou cerca de uma hora - Tariq praticamente não falou sobre o Brasil, preferindo desferir seus petardos tradicionais contra a mídia e o governo americano. "Não sou anti-americano, como dizem. Sou anti-imperialista".

Terminado o monólogo, Tariq pôde responder as perguntas da platéia. IMPRENSA perguntou o que ele estava achando do governo Lula. Tariq poupou o presidente, mas disparou contra o PT. "Nós estamos vendo o PT afetado pela doença do poder e do dinheiro. Essa situação não é nada boa. A espera foi muito longa para que eles chegassem ao poder. Foi uma oportunidade única, que foi perdida. Vocês terão de esperar mais de 30 anos por outra chance como esta".

Quando Tariq fez referência ao episódio dos dólares na cueca (por que na cueca? Não podia ser em outro lugar?), errou de personagens e citou José Dirceu como portador do dinheiro. A platéia veio abaixo. Em outra pergunta da platéia, Tariq foi questionado sobre o que achava da imprensa brasileira, em especial da Veja . "Conheço muito a mídia impressa brasileira. O Globo, Folha e JB publicam meus artigos mesmo sem concordar com eles. Já a Veja é um caso a parte. Eles usam o paradigma da Times e Newsweek , mas não são tão bons quanto eles".