Investimento em projetos culturais dá direito de abatimento no Imposto de Renda | por: Josimara Silva - UNICID (SP)

Investimento em projetos culturais dá direito de abatimento no Imposto de Renda | por: Josimara Silva - UNICID (SP)

Atualizado em 23/11/2005 às 12:11, por Por: Josimara Silva e  estudante de jornalismo da Universidade Cidade de São Paulo.

Investimento em projetos culturais dá direito de abatimento no Imposto de Renda | por: Josimara Silva - UNICID (SP)

A biblioteca Embarque na Leitura foi implantada no metrô Paraíso em setembro de 2004 e por causa de seu sucesso, foi expandida para o metrô Tatuapé, inaugurada em 1 de setembro de 2005. Esse projeto é uma criação do Instituto Brasil Leitor (IBL) em parcerias com as empresas Usiminas, Cosipa, Dufer e Rio Negro que participam do projeto e têm o incentivo da Lei Rouanet que viabiliza o abatimento no imposto de renda das empresas que participam de projetos com incentivo à cultura.

O Instituto Brasil Leitor é o responsável em financiar a verba que é repassada pelo Ministério da Cultura e empresas privadas.

Aluízio Gibson, especialista em marketing do metropolitano, diz: "O metrô tem um objetivo de democratizar a arte e queria implantar alguma ação na área de literatura e então colaborou com esse programa cedendo o espaço físico, garantindo também a melhoria na qualidade dos serviços e atividades" e comenta também que essa biblioteca foi implantada para facilitar o acesso a leitura para os mais de 100 mil usuários que passam pela estação do Tatuapé todos os dias.

A assessoria de imprensa do Instituto Brasil Leitor informa que a biblioteca é um incentivo de hábito a leitura por prazer e por isso contém livros de todas as áreas de conhecimento, só não trabalham com livros didáticos. Irineu Ferreira, diretor de mercado do IBL diz "Hoje a biblioteca já possui mais 1200 usuários cadastrados e em um mês e meio da inauguração da biblioteca já foram emprestados mais de 3000 livros. Embarque na Leitura é um projeto que até o primeiro trimestre de 2006 será estendido para estações de metrô das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife".

O Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF), é uma pesquisa anual realizada pela Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro (ação social do Ibope) e segundo pesquisa recém divulgada, feita entre pessoas de 14 a 17 anos, sobre habilidades de leitura, escrita e cálculo, aplicadas a atividades cotidianas, acusou apenas ¼ da população com um nível pleno de habilidade de leitura e escrita. O analfabetismo sofreu uma queda entre 2004 e 2005 e hoje está em 7% da população, com 38% das pessoas com o 1º grau completo, e o diretor do IBL Willian Nacked explica que esse programa tem a preocupação de reduzir esse índice.

Márcia Muniz, gerente do stand na Estação Tatuapé diz que a procura pela leitura é grande e que o horário de maior movimento e das 12 às 13h e das 18 às 20h e os livros mais procurados são livros de ficção, em específico do autor Dan Brown, autor do livro Código Da Vinci.

Thais Leitão da Silva, estudante de pedagogia é cadastrada há dois meses e gosta do projeto, pois, ela sempre pega livros que utiliza na faculdade. "É bom porque falta tempo de ir a biblioteca e aqui facilita esse acesso, eu pego livro de 10 em 10 dias".

O Projeto Embarque na Leitura não tem o apoio de nenhuma instituição educativa. A assessoria de imprensa da Unesco informa que ainda não houve procura para cadastramento no Programa Viva Leitura, que é também uma ação de iniciativa a leitura com o apoio do Governo Federal e países ibero americanos e Nacked informa que ainda não quiseram se cadastrar em nenhum instituto educativo, a parceria é com empresas privadas.

Para se cadastrar basta comparecer ao posto da Biblioteca na estação do Tatuapé com documento de identidade, foto e comprovante de residência e crianças até 12 anos devem comparecer com algum responsável.