Internacional: Presidente do jornal Miami Herald pede demissão

Internacional: Presidente do jornal Miami Herald pede demissão

Atualizado em 04/10/2006 às 11:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Presidente do jornal Miami Herald pede demissão

Jesús Díaz Jr, presidente e diretor do grupo editorial que publica os jornais Miami Herald e El Nuevo Herald , pediu demissão do cargo ontem (03/10), em decorrência da polêmica do "mensalão jornalístico" na organização.

Dois jornalistas e um colaborador do El Nuevo Herald no começo de setembro, depois de serem acusados de receber um pagamento do Governo dos EUA para produzir matérias contra o ditador cubano Fidel Castro, ao lado de outros sete colegas. O "mensalão", que existiria desde 2001 e variava entre US$ 1.550 a US$ 174.753 por jornalista, era pago pelo Escritório de Transmissão em Cuba, que controla o grupo Martí

As emissoras de rádio e TV do grupo, de controle do Governo norte-americano, têm programação focada para o público cubano residente na Flórida. Os três jornalistas eram apresentadores ou convidados de programas do grupo.

À época das demissões, Díaz afirmou que elas foram feitas porque os pagamentos poderiam violar a confiança entre os jornais e o público. Ontem, ele não resistiu à pressão e oficializou sua saída do Herald . O hoje ex-presidente do grupo aproveitou para comunicar que os três jornalistas seriam readmitidos, mas que, no futuro, nenhum funcionário da empresa poderá aceitar dinheiro do Governo dos EUA.

Sua demissão repercutiu negativamente na comunidade cubana que vive em Miami; em forma de protesto, cerca de 1.800 leitores cancelaram suas assinaturas do jornal.