Internacional: No primeiro dia, Al Jazeera Internacional fala do Brasil
Internacional: No primeiro dia, Al Jazeera Internacional fala do Brasil
Internacional : No primeiro dia, Al Jazeera Internacional fala do Brasil
A estréia do canal internacional da rede Al Jazeera, ligada ao Governo do Qatar, foi feita nesta quarta-feira (15/11), data em que se comemorou dez anos de fundação da emissora.Com dinâmica de apresentação e identidade visual muito semelhantes às da britânica BBC, a AJI - como ficou conhecida - teve duas notícias dominando a cobertura do dia: as eleições no Congo, vencidas por Joseph Kabila, e ataques com foguetes em Israel.
Na análise do jornal alemão Der Spiegel , a programação foi "pesada", com a repetição "interminável" das grandes matérias. "As notícias quentes foram a exceção - e não a regra", apontou o crítico Lawrence Pintak.
Um dos outros grandes destaques foi uma pauta da ex-correspondente da CNN Lucia Newman no Mato Grosso do Sul, sobre a alta taxa de suicídio de índios guaranis.
O canal pediu, nominalmente ao presidente Lula, promessas eleitorais às comunidades tradicionais.
Nos Estados Unidos, o The New York Times disse ser uma "vergonha" que a maioria dos americanos só tenha acesso à AJI pela Internet - num país em que tudo passa na TV, "menos a perspectiva não-ocidental".
O inglês The Guardian , em editorial, defendeu a tese de que o canal pode mudar o "superpoder" da mídia. 





