Internacional: Ministro de Chávez diz que pode "regular" a atuação da mídia venezuelana

Internacional: Ministro de Chávez diz que pode "regular" a atuação da mídia venezuelana

Atualizado em 27/11/2006 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Ministro de Chávez diz que pode "regular" a atuação da mídia venezuelana

A seis dias das eleições presidenciais na Venezuela, que acontecem em 3 de dezembro, o jornalista Bob Fernandes, da revista virtual Terra Magazine, falou com Jesse Chacón, ministro do Interior e Justiça de Hugo Chávez.

O militar, que ocupou o Ministério de Comunicação e Informação e dirigiu a Comissão Nacional de Telecomunicações, afirmou que poderá criar meios de regular a atuação da mídia no país.

"O que ocorre na Venezuela é que algumas empresas de comunicação estão atuando como partidos políticos, produzem desassossego à população, instigam a violência, o ódio, o racismo, o classismo e a desestabilização", acredita. "Nenhum governo pode permitir isso, porque é um atentado ao bem-estar coletivo".

Chacón afirmou que o golpe de Estado que tirou Chávez do poder por 40 horas em 2002 foi midiático. "Depois disso, os quatro canais privados da Venezuela deixaram de transmitir notícias para ocultar que o povo estava na rua pedindo a volta de Chávez", disse.

Considerando o comportamento da imprensa televisiva um "dano à população", ele afirmou que o presidente, em um segundo mandato, poderá "regular a atuação dos meios de comunicação social, se necessário".

"Suas freqüências pertencem ao Estado", justificou o ministro.