Internacional: Locutor da NBC que ofendeu atletas e políticos negros é suspenso por emissora

Internacional: Locutor da NBC que ofendeu atletas e políticos negros é suspenso por emissora

Atualizado em 10/04/2007 às 09:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Locutor da NBC que ofendeu atletas e políticos negros é suspenso por emissora

A rede NBC suspendeu, nesta segunda-feira (09/04), o jornalista Don Imus, responsável pela apresentação de um programa esportivo transmitido pelas emissoras da rede. O locutor ficará afastado de suas atividades por duas semanas.

Imus foi punido por ter ofendido, no ar, uma equipe feminina de basquete - formada, em sua maioria, por atletas negras. As jogadoras foram classificadas de "mulherzinhas de cabelo sujo e espesso" pelo jornalista, segundo tradução da agência Efe.

Em outras ocasiões, Imus chamou o ex -secretário de Estado Colin Powell de "doninha risonha" e o governador do Novo México Bill Richardson de "bicha gorda".

"Os comentários [de Imus] foram racistas e horríveis", assinalou o presidente da NBC, Steve Capus, em comunicado no qual informou o afastamento do locutor. "O futuro de nossa relação depende da capacidade dele de cumprir sua palavra".

Em um programa de rádio da mesma emissora, apresentado por Al Sharpton, um reverendo negro, o jornalista prometeu mudar o tom de sua atração e pediu desculpas às atletas e à comunidade negra norte-americana.

"Nosso objetivo é divertir, mas desta vez errei a mão", admitiu, afirmando ser uma boa pessoa, que apenas cometeu um erro.

Capus, em seu comunicado, afirmou que vai levar em consideração o arrependimento do locutor, bem como a promessa e mudar a linha editorial de seu programa esportivo.

A CBS, responsável pela difusão do programa, acrescentou que vai vigiar "estreitamente" os conteúdos veiculados.