Internacional: Jornalistas venezuelanos lideram convocação para manifestações anti-Chávez

Internacional: Jornalistas venezuelanos lideram convocação para manifestações anti-Chávez

Atualizado em 16/01/2007 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Jornalistas venezuelanos lideram convocação para manifestações anti-Chávez

Um grupo de jornalistas venezuelanos, liderado pelos profissionais da rede Radio Caracas Televisión (RCTV), está convocando uma série de manifestações contra o presidente do país, Hugo Chávez.

Chávez prometeu, em sua posse, não renovar a concessão da RCTV, que vence em 27 de maio próximo, acusando-a de oposicionismo golpista.

Na próxima quinta-feira (18/01), de acordo com a convocação dos jornalistas, passeatas contra o presidente e a prometida medida acontecerão na capital Caracas e em diversas outras cidades menores.

Segundo o jornal O Globo , as manifestações servirão também para alertar a população sobre um "plano" de Chávez que estaria dando certo, de hegemonizar a mídia venezuelana como parte de sua revolução socialista.

A investida sobre a RCTV e uma suposta autocensura de diversos veículos seriam parte desse plano, bem como medidas restritivas e aquisições.

De acordo com os críticos ouvidos pelo jornal carioca, pelo menos 350 meios de comunicação - incluindo alguns que eram notadamente anti-Chávez e abrandaram os tons das críticas - já apóiam o Governo, formando uma gigante rede estatal extra-oficial.