Internacional: Jornalistas palestinos fazem greve por seqüestro de correspondente da BBC, ainda desaparecido
Internacional: Jornalistas palestinos fazem greve por seqüestro de correspondente da BBC, ainda desaparecido
Internacional : Jornalistas palestinos fazem greve por seqüestro de correspondente da BBC, ainda desaparecido
Os jornalistas palestinos que atuam na Faixa de Gaza iniciaram nesta segunda-feira (12/03) uma greve em protesto contra o seqüestro de Alan Johnston, correspondente da rede britânica BBC na região.Johnston foi tirado à força de seu carro e levado por um grupo ainda não identificado - nenhuma facção assumiu a autoria do seqüestro até aqui.
A Autoridade Nacional Palestina, ANP, condenou a ação e mobilizou suas forças de segurança para encontrar os responsáveis e libertar o jornalista. Segundo a agência Efe, estão sendo feitas batidas de porta em porta na região.
A BBC afirmou que ainda está sem confirmações sobre o paradeiro de Johnston, mas acompanhando as investigações feitas pelas autoridades.
O Governo local, liderado pelo Hamas, por outro lado, disse que tem informações seguras sobre o jornalista e que espera que ele seja libertado em breve. A Efe informou que os responsáveis pelo seqüestro são os mesmos que capturaram um soldado israelense no ano passado.
"Essa questão está a caminho de ser resolvida. Temos informações precisas sobre as partes por trás desse seqüestro", disse o porta-voz do Hamas, Ghazi Hamad.
Os responsáveis pela ação teriam exigido armas e dinheiro em troca da libertação de Johnston, tanzaniano contratado da BBC há 16 anos.
Acredita-se que ele seja o único jornalista ocidental ainda em atividade na Faixa de Gaza; grande parte dos correspondentes internacionais deixou a região em 2006, com a intensificação dos combates entre as facções do Hamas e do Fatah pela liderança da ANP.
O seqüestro de Johnston é o primeiro desde o acordo entre as duas partes, celebrado em 8 de fevereiro último. 





