Internacional: Jornalistas marroquinos são condenados por piadas com o Islã
Internacional: Jornalistas marroquinos são condenados por piadas com o Islã
Internacional : Jornalistas marroquinos são condenados por piadas com o Islã
Dois jornalistas marroquinos foram condenados, por um tribunal da cidade de Casablanca, a uma multa de US$ 8 mil por difamação da religião muçulmana e violação da moral pública. Quem informa é a BBC Brasil.A edição, distribuição e circulação da revista Nichan , que estavam preventivamente proibidas pelo primeiro-ministro do Marrocos Dris Jettou desde o final de dezembro, permanecerão vetadas por mais dois meses.
Os jornalistas Dris Ksikes e Sanaa el Aayi, respectivamente diretor e repórter da Nichan , foram os responsáveis pela publicação do artigo "Como os marroquinos riem de religião, sexo e política", que continha piadas sobre Deus, profetas do Islã e o rei do Marrocos, segundo a BBC.
A difamação à religião muçulmana rendeu a multa e a suspensão da publicação. A acusação pediu ainda a sentença de três a cinco anos de prisão para cada jornalista.
Os dois alegaram que as piadas eram de "conhecimento público" e, por isso, pouco ofensivas. A defesa, que considerou a condenação um atentado contra a liberdade de imprensa, deve apelar da decisão. 





