Internacional: Jornalista lança "história em quadrinhos investigativa" sobre eleições presidenciais
Internacional: Jornalista lança "história em quadrinhos investigativa" sobre eleições presidenciais
Internacional : Jornalista lança "história em quadrinhos investigativa" sobre eleições presidenciais
O jornalismo se uniu ao mundo das histórias em quadrinhos para explicar as eleições presidenciais na França.Pelo menos quatro títulos já foram lançados no país, concretizando este novo gênero, batizado de "HQ investigativa".
"Há certos pontos que eu mesmo estou tentando esclarecer, como jornalista, já que os outros não o fazem", definiu o autor de um dos álbuns, o jornalista Philippe Cohen, em entrevista à revista virtual Terra Magazine.
Cohen é co-autor da HQ La face karchée de Sarkozy , focada na história pessoal e política do candidato conservador Nicolas Sarkozy - também tema de Tout sur Sarko , parte de uma série que lançou Tout sur Sego , sobre a socialista Segolène Royal.
Os dois últimos títulos, segundo o Terra Magazine, são mais caricatos e pouco fiéis aos acontecimentos reais; mas La face karchée de Sarkozy é baseada em "subterrâneos de episódios marcantes da vida pessoal e política" do candidato, segundo descrição de Fernando Eichenberg.
Elysée République , outro título do gênero, ambiciona mostrar as engrenagens do poder político e estratégias eleitorais de forma fiel, em linguagem de HQ.
A tendência, segundo Eichenberg, explica-se pelo grande alcance que o gênero tem entre os franceses; a tese foi confirmada por Cohen na entrevista concedida ao jornalista.
"[Sarkozy] é um personagem de HQ. E pensei que uma HQ seria muito mais eficaz tanto para atingir o maior número possível de leitores e também para chegar à verdade sobre o personagem", afirmou ao Terra Magazine. 





