Internacional: Jornal russo oferece recompensa pelos assassinos de repórter

Internacional: Jornal russo oferece recompensa pelos assassinos de repórter

Atualizado em 10/10/2006 às 10:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Jornal russo oferece recompensa pelos assassinos de repórter

O jornal russo Novaya Gazeta prometeu uma recompensa de quase US$ 1 milhão para aqueles que fornecerem informações sobre o crime que matou a repórter Anna Politkovskaya.

"Enquanto houver um Novaya Gazeta , os assassinos dela não dormirão tranqüilos", afirma a publicação. Politkovskaya foi assassinada no elevador do prédio onde morava, em Moscou, no último sábado (07/10); a principal suspeita recai sobre membros do Governo, uma vez que a jornalista, crítica feroz dos presidentes russo Vladimir Putin e checheno Ramzan Kadyrov, prometera publicar uma série de matérias e fotos sobre seqüestros e torturas na Chechênia.

O Novaya Gazeta , jornal onde Politkovskaya trabalhava, prometeu uma recompensa de 25 milhões de rublos russos, o que equivale a cerca de US$ 930 mil, para informações sobre o crime ou sobre os assassinos de sua funcionária.

O Governo russo já anunciou que vai "caçar" os criminosos, encarregando o procurador-geral do país, Yury Chaika, das investigações. Ontem foram divulgadas imagens do circuito interno de TV do prédio onde a jornalista morava, de acordo com o jornal alemão Der Spiegel . Um jovem usando boné teria seguido Politkovskaya até sua residência até poucos momentos antes dos disparos; segundo a polícia de Moscou, ele seria o principal suspeito do crime.

Este assassinato é o 43º que vitima jornalistas na Rússia desde 1993 e o 12º desde que Putin assumiu a presidência. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas classifica a Rússia como o terceiro país mais perigoso do planeta para o trabalho jornalístico, atrás do Iraque e da Argélia.

Politkovskaya deve ser enterrada hoje, em Moscou.