Internacional: Fotógrafo espanhol é libertado em Gaza e diz que está bem
Internacional: Fotógrafo espanhol é libertado em Gaza e diz que está bem
Internacional : Fotógrafo espanhol é libertado em Gaza e diz que está bem
O fotógrafo espanhol da agência de notícias Associated Press, AP, seqüestrado na manhã de ontem (24/10) em Gaza, foi libertado ontem à noite mesmo, informaram fontes da segurança palestina.Emilio Morenatti, que havia sido capturado por quatro homens armados e encapuzados quando deixava seu domicílio no centro de Gaza, "foi entregue a membros da segurança palestina" e "será enviado a sua agência" em breve.
"Estou muito bem", declarou a jornalistas, representantes do consulado espanhol e dirigentes palestinos que o aguardavam, reunidos na sede da Autoridade Palestina em Gaza.
Segundo testemunhas, os seqüestradores haviam detido o motorista que esperava Morenatti e puseram o fotógrafo num Volkswagen branco estacionado perto do prédio.
Morenatti, ex-Efe, já cobriu vários conflitos, entre eles o do Afeganistão. Tanto o movimento islamita Hamas, que dirige o governo palestino, como a presidência da Autoridade Palestina haviam condenado o seqüestro, exigindo a libertação imediata do refém. A Repórteres Sem Fronteira também havia manifestado indignação.
Os seqüestros de estrangeiros nos territórios palestinos, mergulhados numa crise política e financeira sem precedentes, se multiplicaram nos últimos meses e geralmente são obra de grupos desconhecidos.
No total, vinte estrangeiros, entre eles vários jornalistas, foram seqüestrados no último ano na Faixa de Gaza, onde reina uma grande insegurança - apesar de todos terem sido libertados, geralmente depois de algumas horas de cativeiro.
O objetivo dos seqüestradores, na maior parte dos casos, é obter a libertação de guerrilheiros detidos pela Autoridade Palestina. 





