Internacional: Comediante venezuelano é processado por fazer piada com filha de Chávez

Internacional: Comediante venezuelano é processado por fazer piada com filha de Chávez

Atualizado em 14/02/2007 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Comediante venezuelano é processado por fazer piada com filha de Chávez

Tribunais venezuelanos impuseram punições à editora Mosca Analfabeta e ao humorista Laureano Márquez, um dos mais conhecidos no país, por "violar" a honra, a reputação e a vida privada de Rosines Chávez Rodriguez, filha do presidente Hugo Chávez.

O comediante assinou editorial em um jornal, de responsabilidade da Mosca Analfabeta, ironizando um suposto diálogo entre Chávez e a filha.

No texto, de acordo com o Estado de S. Paulo , Márquez define o Governo chavista como um cavalo branco correndo por um caminho desconhecido, com o corpo direcionado para a direita e a cabeça voltada à esquerda.

O humorista sugere a Rosines que perguntasse a seu pai sobre os investimentos feitos pelo cavalo na nova compra de armas.

Magistrados da Venezuela consideraram o texto ofensivo e impuseram duas multas: uma, de US$ 18,6 mil, à editora; outra, ainda não definida, ao próprio Márquez, que negou má conduta.

"Penso que este governo tem um conceito de sociedade em termos de amigos e inimigos", afirmou Márquez à agência Associated Press. "Governos que vêem a sociedade como aquele muito sensível a críticas, não as toleram".