Internacional: Associação de imprensa da Bolívia denuncia Morales a Organização dos Estados Americanos

Internacional: Associação de imprensa da Bolívia denuncia Morales a Organização dos Estados Americanos

Atualizado em 13/04/2007 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Internacional : Associação de imprensa da Bolívia denuncia Morales a Organização dos Estados Americanos

A Associação dos Jornalistas de La Paz apresentou nesta quinta-feira (12/04) uma denúncia formal contra o Governo de Evo Morales à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, OEA.

Os profissionais da imprensa protestam contra um projeto de lei, encaminhado como sugestão à nova Constituição, que prevê censura prévia a toda difusão de informação que possa pôr o país em perigo ou desprestigiar a nação.

"É uma grave violação dos princípios universais que protegem os direitos humanos e a liberdade de opinião, expressão e de imprensa", justificou a associação em nota, na qual questionou também quem será o responsável por classificar as informações como "perigosas".

"A lei institucionaliza a censura", defenderam os jornalistas.

Internamente, o Governo afirma que o projeto não pode ser identificado com seus interesses. Segundo o jornal O Globo , o ministro da Defesa Walker San Miguel disse que o tema não entrou na pauta de discussões, sendo ainda apenas uma vontade dos militares.

A Assembléia Constituinte da Bolívia encerra os trabalhos em agosto, entregando o texto final da nova carta magna à aprovação popular, via referendo.