Iniciativa: novaS/B quer mobilizar sociedade com campanha contra a obesidade infantil
Iniciativa: novaS/B quer mobilizar sociedade com campanha contra a obesidade infantil
Atualizado em 06/02/2007 às 12:02, por
Fonte: Assessoria de Imprensa.
Iniciativa: novaS/B quer mobilizar sociedade com campanha contra a obesidade infantil
Sem estar atrelada a nenhum anunciante, agência toma dianteira e apresenta grande movimento de Comunicação de Interesse PúblicoA novaS/B lança sua primeira grande campanha de Comunicação de Interesse Público. Por ser pioneira no Brasil nesse tipo de comunicação, a agência acabou optando pelo o que representa, hoje, uma das maiores ameaças à qualidade de vida da nossa sociedade: a obesidade infantil, que atinge 6 milhões de crianças no País.
A campanha passou por uma criteriosa análise. A agência contratou a empresa de pesquisa CPM Research para avaliar o impacto das peças publicitárias e a relevância do tema. As primeiras peças, que chegam ao mercado, têm forte apelo visual ao mostrar rostos de crianças cobertos com frases como "Obesidade Infantil hoje. Colesterol amanhã" ou "Uns quilos a mais hoje. Uns anos a menos no futuro". A linha criativa se encaixa perfeitamente com as expectativas dos pais, que tendem a fechar os olhos para o problema e associar tais doenças aos adultos. A primeira fase é uma alerta do problema, considerado uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde. "A Comunicação de Interesse Público beneficia a sociedade. Isso significa que a propaganda deixa de ter apenas a função 'comercial' e passa a ser consumida como informação útil. Isso agrega valor para marcas, empresas e produtos. Seria ótimo que anunciantes se aliassem a esse tipo de causa, que gera empatia dos cidadãos em geral. Sabemos que apenas uma campanha não vai mudar o quadro de obesidade infantil, mas estamos dando um pontapé inicial para gerar um movimento", diz Valmir Leite, VP de criação da novaS/B.
O movimento
Como o objetivo da agência é gerar um movimento contra a obesidade infantil, novas fases da campanha já estão prontas e devem chegar ao mercado em breve. A novaS/B também criou um site sobre obesidade infantil . A página traz algumas das principais matérias sobre o assunto publicadas na imprensa, links para sites nacionais e internacionais, detalhes da ação e as peças criadas pela agência. "Mais do que uma campanha, a iniciativa inédita da novaS/B reforça sua vocação, que é a Comunicação de Interesse Público. O movimento contra a obesidade infantil não está atrelado a nenhum anunciante, mostra a postura e investimento da agência na CIP, o principal diferencial da agência,", explica Leite.
As peças podem ser vistas no mobiliário urbano da Cemusa em grandes capitais, como Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Parceira da novaS/B na divulgação do movimento, a empresa de mobiliário urbano disponibilizou mais 600 faces para a campanha. A ação conta ainda com anúncios para revistas femininas e semanais de informação, além de peças de mobiliário urbano de São Paulo.
Curiosidade: Por que não?
Um dado revelado pela pesquisa chamou a atenção da novaS/B. Uma linha da campanha que tinha como tema o "Dizer não" foi rejeitada pela maioria dos consumidores. Os pais admitem o problema, sabem que precisam coibir, mas não querem assumir a responsabilidade pela alimentação dos filhos. A justificativa é bem simples: atualmente em função da insegurança, do pouco tempo disponível, os pais já são obrigados a dizer muitos 'nãos'. A comida acaba sendo uma válvula de escape, uma forma de prazer para interagir com os filhos. As peças excluídas também estarão disponíveis no site www.diganaoaobesidadeinfantil.com.br.
Porque Obesidade Infantil?
Por ser pioneira no Brasil nesse tipo de comunicação, a novaS/B pesquisou temas relevantes para o mundo atual, como aquecimento global, doação de sangue, consumo responsável de bebida alcoólica, poluição do ar, uso racional da água e tantos outros. Em 2007, a agência escolheu a obesidade infantil, uma das epidemias mais devastadoras segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, como sua principal ação na CIP.
Estudos mostram que a obesidade infantil cresceu de maneira assustadora nos últimos 20 anos. Pesquisas feitas em 60 países, que representam mais da metade da população mundial, comprovam que a obesidade já é uma epidemia. O Brasil, um dos países com maior índice de crescimento da doença (270% nos últimos oito anos), tem hoje mais de 6 milhões de crianças obesas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. A obesidade infantil leva a outras doenças graves, como diabetes, problemas cardíacos e depressão. Isso sem falar no preconceito que as crianças obesas sofrem.
Por tudo isso, a obesidade infantil é um tema emergente da sociedade. Entrou na agenda da mídia, das escolas, do mercado de comunicação, dos governos e da indústria. Hoje, a obesidade infantil ocupou de forma veloz o rol de preocupações prioritárias dos lares brasileiros e a novaS/B insere o tema num fórum de discussão.
FT Obesidade
Agência: novaS/B
Anunciante: novaS/B
Produto: Campanha Contra Obesidade Infantil
Direção de criação: Valmir Leite
Criação: Valmir Leite, Maneco Pires, Sergio Barros, Eder Oliveira, Rogério Corrêa, Daniel Scheiner, Carlos Santana
Planejamento: Alessandro Bottini, Débora Weinberg, Eliane Andrade
Atendimento: Giovana De Luca
Mídia: Fátima Nunes
Produção gráfica: José Azevedo
Aprovação: Silvana Tinelli, Bob Vieira da Costa






