Inédito: Bélgica lança jornal em papel eletrônico

Inédito: Bélgica lança jornal em papel eletrônico

Atualizado em 23/02/2006 às 12:02, por Gustavo Girotto / Redação Portal IMPRENSA.

Inédito : Bélgica lança jornal em papel eletrônico

Por A agência de notícias Deutsche Presse-Agentur (dpa), do diário De Tijd, da Antuérpia- Bélgica, se tornará o primeiro jornal a publicar uma versão digital do "papel eletrônico". Em vez de comprar um jornal diariamente, a partir de abril, 200 assinantes poderão começar o dia conectando à internet por um aparelho eletrônico fornecido pelo De Tijd e então baixar o jornal na integra. As atualizações serão feitas automaticamente ao longo do dia.

De acordo com as informações da dpa, o aparelho é uma tela com a espessura de uma folha de papel e o tamanho de uma folha de jornal, repleto de microcápsulas brancas e pretas. Quando ligado, mostra a imagem do jornal, tal qual ele é impresso em gráficas. A "tinta eletrônica" reproduz 16 tons de cinza. Quando o leitor aperta os botões para trocar de página ou aumentar um artigo específico, as partículas se juntam para dar resolução.

De acordo com notícia publicada pela Agência Estado, a experiência belga reflete a luta dos jornais pela sobrevivência em um mundo de competição e custos crescentes. O modelo do papel eletrônico do De Tijd custará em torno de 400 reais, mas os assinantes estão isentos. A empresa afirmou que os custos devem baixar conforme o diário eletrônico for se tornando um item de produção em massa.

O aparelho tem o tamanho de dois laptops, mas gasta 100 vezes menos energia do que um monitor de laptop comum. Se usado três horas por dia, a bateria do papel eletrônico pode durar uma semana. A capacidade de armazenamento do aparelho é de 244 megabytes, o suficiente para gravar um mês de jornais e mais 30 livros.