Incidente diplomático: Depois de bate-boca, Celso Amorim vai conversar com embaixador da Venezuela

Incidente diplomático: Depois de bate-boca, Celso Amorim vai conversar com embaixador da Venezuela

Atualizado em 27/03/2007 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Incidente diplomático : Depois de bate-boca, Celso Amorim vai conversar com embaixador da Venezuela

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, anunciou nesta segunda-feira (26/03) que vai fazer uma audiência com Julio García Montoya, embaixador da Venezuela no país.

Montoya envolveu-se em um incidente diplomático com o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), depois das críticas deste ao modelo de TV estatal da Venezuela.

Costa, que lançou recentemente o projeto da TV Executivo, afirmou que a televisão feita no país vizinho pelo presidente Hugo Chávez é "risível" e de "péssima qualidade".

A declaração motivou uma nota do embaixador, que classificou a fala do ministro de "desatino político", pedindo "satisfações" do Governo brasileiro.

"O que nos alivia um pouco o mal-estar por este desatino político e diplomático do ministro Costa é sua óbvia ignorância sobre o que sucede na Venezuela em matéria de meios de comunicação social", escreveu.

Em resposta, o ministro redobrou as críticas ao modelo de TV estatal de Chávez e exigiu do diplomata mais respeito.

Amorim, em tom mais político e moderado, minimizou a polêmica. "Haverá um contato adequado com o embaixador para fazê-lo perceber que não há interesse em polêmicas", afirmou, segundo a Folha de S. Paulo .

De outro lado, entretanto, ele aproveitou para cutucar Montoya, acrescentando que deve dizer ao embaixador que "certos limites de terminologia" devem ser respeitados quando se fala com um ministro brasileiro.

Ainda não há data definida para o encontro. O Estado de S. Paulo informa que a bronca de Amorim deve ser estendida ao seu colega de esplanada.