Imprensa na TV: Heródoto Barbeiro sobre o extrato bancário de Francenildo: "Eu publicaria"
Imprensa na TV: Heródoto Barbeiro sobre o extrato bancário de Francenildo: "Eu publicaria"
Atualizado em 28/03/2006 às 15:03, por
Redação Portal IMPRENSA.
Imprensa na TV: Heródoto Barbeiro sobre o extrato bancário de Francenildo: "Eu publicaria"
No programa Imprensa na TV de hoje, Heródoto Barbeiro afirmou que a publicação do extrato bancário do caseiro Francenildo Santos Costa pela revista Época foi uma atitude legítima. "Sendo algo de interesse público e a favor da democracia, não vejo nenhum problema". Ele lamentou o fato de o ministro Palocci ter sido derrubado somente após a confirmação da quebra do sigilo bancário do caseiro. Segundo o jornalista, se uma pessoa mente - como foi o caso do ministro na CPI - nada acontece. "Transgredir uma regra ética não faz mal. É preciso quebrar uma regra legal para ser punido".Questionado sobre a conduta da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) no plenário, Heródoto disse que a pior punição que ela pode sofrer partirá de seus eleitores. "Ela se desculpou, disse que estava alegre. Quem pode julgar é o povo".
O apresentador do "Jornal da Cultura" também deu dicas aos aspirantes a jornalistas, a pedido de um internauta. "É preciso priorizar o núcleo central do jornalismo: ética, função social e noção de jornalismo público". Ele frisou a importância da leitura para a formação de um bom profissional. "Não basta se informar, tem que se formar". Sobre a recorrente prática na imprensa de substituir profissionais formados por estagiários, foi categórico: "Isso é uma burrice. Perde-se muito em qualidade".
Heródoto criticou a inversão das prioridades dos cursos universitários de jornalismo, que se prendem às técnicas e deixam a desejar na formação histórico-cultural. "Em vez de contratar bons professores, as faculdades ensinam a apertar um botão, ler um teleprompter".
O "Imprensa na TV" é exibido pela ALLTV (www.alltv.com.br) e apresentado por Pedro Venceslau - editor executivo da revista IMPRENSA - com auxílio de Mayella Ittiê.






