IMPRENSA na TV: conheça Heródoto Barbeiro, o entrevistado de hoje
IMPRENSA na TV: conheça Heródoto Barbeiro, o entrevistado de hoje
Atualizado em 27/03/2006 às 12:03, por
Denise Moraes | Redação Portal Imprensa.
IMPRENSA na TV: conheça Heródoto Barbeiro, o entrevistado de hoje
A próxima edição do IMPRENSA na TV, programa exibido todas as terças, às 14h, pela AllTV, terá como entrevistado o jornalista Heródoto Barbeiro.Heródoto, que é colunista da Revista IMPRENSA, trabalha na rádio CBN, na TV Cultura, onde apresenta o "Jornal da Cultura" e é gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio em São Paulo. Escreve também em vários jornais, revistas e sites , e já publicou livros na área de treinamento para empresas, jornalismo, história e religião.
Em seu site , , ele traça resumidamente o percurso que o levou das aulas de história na USP à profissão de jornalista:
Da frigideira para o fogo. Foi o que me disseram quando resolvi trocar de profissão. Depois de uns 20 anos de aulas de História, muitos deles na USP, sucumbi ao desejo de virar jornalista. Isto é mais difícil quando você tem mais de 40 anos e dedicou parte de sua vida se especializando em uma determinada área do conhecimento. O desafio foi maior do que o meu bom senso. Afinal, depois de dois cursos de graduação, também cursei Direito, uma pós, um mestrado e uma passagem pelo Curso de Japonês da USP, teria que voltar ao banco como um aluno qualquer.
Foi uma experiência extraordinária mudar de posição na sala de aula. Sair da frente e me misturar com os alunos, muitos dos quais meus ex-alunos e agora meus colegas na escola de jornalismo. Voltei ao ambiente universitário com grande prazer e com humildade fui assistir aulas de alguns ex-colegas, e de algumas disciplinas que tinha lecionado. Em faculdade de jornalismo. O aprendizado humano e acadêmico foi enorme. Senti um engrandecimento sentado no meio da turma, fazendo amizades, voltando aos botecos da porta da faculdade, que há tanto tempo tinha deixado de ir, e aprender a fazer jornalismo.
Deixei de falar e escrever no passado e aprendi a falar e a escrever com os verbos no presente. Deixei a história e passei para o jornalismo. Uma bela mudança. Ao invés de olhar para trás, iniciei um treino de olhar o que acontecia a minha volta e o que era e o que não era notícia para divulgá-la. Esta é a missão do jornalista: contar para uma parte da sociedade o que a outra parte está fazendo. Uma delícia. Os meios de comunicação estão cada vez mais dinâmicos, e um mundo novo se abre com uma nova estrada chamada internet e que, em breve, vai abrigar uma confluência de mídias e ninguém vai saber se o que aparece na tela do computador é tevê, rádio ou texto eletrônico.
Não importa. O que importa é que tudo é comandado pela total interatividade e o fluir do conhecimento de um lado para o outro. É o mundo do bit, tudo o que puder se tornar um bit vai navegar pelo mundo e em breve pelo universo.
A vida universitária é a oportunidade impar de crescer e se relacionar com seres humanos, descobrir um mundo novo que se renova todo dia e ele vai ter a forma que nós quisermos. E para que isto aconteça é necessário apenas a nossa participação. Você topa?
S E R V I Ç O
IMPRENSA na TV
Convidado: Heródoto Barbeiro
Data: 28 | 03 - terça-feira
Onde: AllTV -
Horário: 14h 





