MediaOn: Ricardo Noblat e sua revolução digital

MediaOn: Ricardo Noblat e sua revolução digital

Atualizado em 14/06/2007 às 15:06, por Cristiane Prizibisczki/ Redação Portal IMPRENSA e  do MediaOn.

MediaOn : Ricardo Noblat e sua revolução digital

Por Até 2002, o jornalista Ricardo Noblat não sabia como responder a um e-mail e achava que blogosfera era coisa de adolescente. Hoje, o blog comandado pelo jornalista no Globo.com é um dos mais visitados e comentados do Brasil por sua cobertura da política nacional. Em meio às discussões que ocorreram durante o "1º Seminário Internacional de Jornalismo On-line" nesta quinta-feira (14/06), Noblat comentou como a internet revolucionou seu modo de ver e fazer jornalismo.

Segundo ele, a rotina de trabalho na rede é intensa. Ele prefere trabalhar durante a madrugada e, até às 4h, geralmente, ainda está de pé atualizando os posts que os internautas estão acostumados a acessar todas as manhãs.

Com esse esquema de trabalho, a leitura de jornais impressos, de acordo com ele, virou apenas uma questão de manutenção do hábito, já que o meio pelo qual lê notícias é, essencialmente, a internet. "Acesso muitos sites e blogs diariamente, então, quando vou ler o jornal impresso de manhã, vejo muito pouca coisa nova", diz.

Além dos horários alternativos e hábitos de consumo de notícia, Noblat apontou a liberdade editorial como uma importante mudança ocorrida com a consolidação da internet. "É claro que eu mantenho os princípios básicos do jornalismo, mas, na internet, eu não tenho que, necessariamente, ouvir a outra parte. Também comemoro o fato de poder escrever como eu quiser. Me lembro que quando eu comecei, meu editor dizia que eu não precisava pensar, só precisava fazer. Agora eu tenho essa liberdade para emitir opiniões e escrever como eu quero", disse.

Apesar de continuar com sua coluna semanal no jornal O Globo, o jornalista diz acreditar que a revolução digital é um caminho sem volta. "Atualmente não vejo nenhum projeto na mídia impressa tão fascinante e capaz de me chamar a atenção a ponto de eu ir para ela".

O 5º painel do MediaOn, "A construção do conteúdo e o jornalismo colaborativo", também contou com a presença da Diretora de Novas Mídias da BBC, Sally Thompson, e do jornalista argentino Julián Gallo. Entre os temas discutidos estiveram o impacto dos blogs e podcasts no jornalismo, a interatividade, o processo de produção e edição no ambiente online, a qualidade e checagem de informação e de textos em tempo real, entre outros.

Todos os debates que ocorreram durante o encontro estão disponíveis, em vídeo, no .