MediaOn: "A presença do ombudsman na internet deve ser comemorada", diz Mário Magalhães
MediaOn: "A presença do ombudsman na internet deve ser comemorada", diz Mário Magalhães
Atualizado em 14/06/2007 às 16:06, por
Cristiane Prizibisczki/ Redação Portal IMPRENSA e do MediaOn.
MediaOn : "A presença do ombudsman na internet deve ser comemorada", diz Mário Magalhães
Por O cargo de ombudsman é ainda pouco comum no Brasil. Na grande mídia, somente o jornal Folha de S.Paulo mantinha um profissional no cargo. Até o ano passado, a TV Cultura também aderiu à experiência, mas com o término do mandato de Osvaldo Martins, a emissora aposentou o cargo.Mais recentemente, o portal UOL resolveu inovar e nomeou um ombudsman para conteúdos produzidos exclusivamente para a rede. Sobre a novidade, no terceiro dia do MediaOn , o ombudsman da Folha , Mário Magalhães, conversou com a reportagem do Portal IMPRENSA.
Segundo ele, a presença do ombudsman na internet é motivo de comemoração, já que os canais de comunicação com o leitor e o rigor jornalístico para matérias da rede tendem a aumentar. A previsão que o jornalista faz é de que, daqui a alguns anos, o consumo de notícias seja "hegemonicamente online", o que mostra a importância deste profissional. "Ainda não é possível saber quais serão os resultados da presença do ombusdsman nos portais de internet, porque este é um processo que acabou de começar. Ontem é que o primeiro ombudsman começou a atuar em um portal de notícias. Mas o fato deve ser comemorado, com certeza", disse.
Para Magalhães, as matérias da internet não devem ser entendidas como produtos acabados, mas em contínuo processo de criação e aprimoramento. Porém, esta nova relação do jornalista com a notícia não significa que ela deve ser apurada e escrita com menos rigor, mas que, assim como a publicação é em tempo real, a correção também pode ser. "A internet traz a vantagem de que, se o jornalista errou, ele não precisa esperar o jornal do dia seguinte para consertar o erro."
Assim como outros jornalistas que deram suas contribuições durante o MediaOn, Magalhães também defende a manutenção dos princípios básicos do jornalismo na era digital, não obstante as mudanças tecnológicas ocorram. Entre os ítens que devem ser observados pelos jornalistas e meios de comunicação da rede estão a transparência, a prestação de contas, a credibilidade, a justiça, o equilíbrio, o criticismo, o apartidarismo, a independência e o pluralismo. "Este é o desafio que os meios de comunicação da internet devem enfrentar", salientou.
Painel
O 6º e último painel do "1º Seminário Internacional de Jornalismo On-line" teve como tema "Desafios para a mídia tradicional". Nele, foram discutidos os valores do jornalismo e as novas mídias, o modo de reinventar os produtos jornalísticos e enfrentar as novas audiências e mercados e a reorganização das redações. Estiveram presente no debate, além do ombudsman da Folha, Mário Magalhães, o Diretor Presidente de Internet da Brasil Telecom, Caio Túlio Costa, e o âncora da Rádio CBN, Milton Jung, como mediador.
Todos os debates que ocorreram durante o MediaOn estão disponíveis, em vídeo, no .






