Lobby do lobby: "Depois dos escândalos, a oportunidade é agora", diz o senador José Sarney
Lobby do lobby: "Depois dos escândalos, a oportunidade é agora", diz o senador José Sarney
Lobby do lobby: "Depois dos escândalos, a oportunidade é agora", diz o senador José Sarney
O Portal IMPRENSA dá continuidade à série especial de reportagens sobre a regulamentação da prática do lobby no Brasil.
A redação da Revista IMPRENSA coletou depoimentos de diversas lideranças da sociedade civil e do Congresso Nacional sobre o tema, capa da edição de março da revista.
A regulamentação do lobby deve ser a pauta do ano da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, e conta com a simpatia de outros setores ligados ao Jornalismo e à Comunicação.
Veja agora o que pensa sobre o assunto o senador José Sarney (PMDB-AP).
"Sou a favor do projeto. O projeto foi remetido à Câmara, onde se encontra até hoje, mesmo tendo sido aprovado, em dezembro de 2001, o requerimento de urgência. Creio que a oportunidade é justamente agora. Depois dos escândalos envolvendo "mensalão", a sociedade deseja o aperfeiçoamento das instituições. Pode-se pensar em colocar o projeto do Maciel dentro da discussão mais ampla sobre a reforma política que será proposta pelo Presidente Lula. Talvez haja resistência de alguns lobistas que desejam manter posições nebulosas. A regularização, na verdade, beneficiaria aqueles que agem dentro da transparência e da legalidade. Se houver resistência será por parte de poucos parlamentares. É claro que a regulamentação evita a prática da corrupção, assim como a regularização do financiamento de campanhas, da propaganda eleitoral, do funcionamento de organizações não-governamentais. Ou seja, toda ação política ou pública, que esteja sendo desempenhada dentro de regras claras e eficientes, é boa para a democracia e o espírito republicano."
E você, o que pensa sobre a regulamentação do lobby no Brasil? Acompanhe as repercussões no Portal IMPRENSA e registre sua opinião no nosso Fórum! 





