História: Site conta fatos inéditos sobre o período da censura

História: Site conta fatos inéditos sobre o período da censura

Atualizado em 26/06/2007 às 09:06, por Nathália Duarte/ Redação Portal IMPRENSA.

História: Site conta fatos inéditos sobre o período da censura

Por Os jovens jornalistas Lucas Mota, Gabriel Pelosi e André Rocha ainda estavam na faculdade de jornalismo da Universidade Mackenzie quando apostaram na pesquisa de dados inéditos sobre a censura na Música Popular Brasileira. Em busca de novos materiais para elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso, os estudantes tiveram acesso aos arquivos nacionais do Rio de Janeiro e Brasília e acabaram encontrando documentos inéditos, antigamente proibidos, que relatam a rotina de trabalho da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), durante a ditadura militar.

A pesquisa, porém, não seria completa se não pudesse chegar às mãos de outros jornalistas, pesquisadores, músicos e leitores para evitar que alguns erros históricos continuassem se repetindo. Daí a idéia destes jovens jornalistas de criar o site Censura Musical. "A idéia do site é estimular a discussão dos efeitos da censura na produção musical durante o regime militar e para isso estamos expondo os documentos que ilustram esse período", afirma Lucas Mota,em entrevista ao Portal IMPRENSA.

"Volta e meia, a imprensa e historiadores trazem esse assunto para discussão, mas os manuscritos de censores e artistas não são do conhecimento do público. Um detalhe interessante e citado por vários entrevistados era a pressão da sociedade sob a DCDP. As pessoas enviavam cartas cobrando e reclamando por músicas liberadas ou não. Assim, os chefes dos departamentos de censura cobravam mais atenção dos técnicos, como é o caso da música "Tradição" de Gilberto Gil", conta Lucas ao destacar a importância histórica e cultural desse trabalho, e completa: "Acreditamos que a análise desses documentos seja importante para a preservação de nossa cultura. Muitos fatos, nem os próprios compositores sabiam e em algumas entrevistas chegamos a entregar alguns documentos aos autores, que nem se lembravam mais de determinadas músicas".

Documentos inéditos estão disponíveis no site. Para acessar, .