Guerra no horário nobre: Record responde a Luís Erlanger, da TV Globo

Guerra no horário nobre: Record responde a Luís Erlanger, da TV Globo

Atualizado em 26/01/2006 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Guerra no horário nobre : Record responde a Luís Erlanger, da TV Globo

A TV Record divulgou, no início desta tarde, um comunicado oficial, no qual ironiza as declarações de Luís Erlanger, diretor da TV Globo, sobre o fato de a novela "Prova de Amor" ter superado o "Jornal Nacional" em audiência, no último dia 18/01. Erlanger teria dito, em entrevista à Folha de S.Paulo , que os "números não eram realidade"

Acompanhe, abaixo, o comunicado da Rede Record.


"Quando a Record anunciou a prévia da última quarta-feira, 18/01, o diretor da emissora carioca, Luis Erlanger, declarou à Folha de São Paulo do dia 21/01 que os nossos índices representavam "números que não eram realidade".

Será que, desta vez, haverá contestação sobre os números consolidados de audiência registrados em 19/01 do Rio de Janeiro? Segundo relatório consolidado do Ibope, Prova de Amor permaneceu durante 17 minutos em primeiro lugar. O Jornal Nacional em segundo. Será que a Globo reconhece os números como reais?

Segundo Luis Erlanger, a Record quer "desviar o foco" para a primeira colocada. A questão é "ajustar o foco" do ponto de vista de interpretação do representante da emissora líder. Ele não deve ter lido o relatório de audiência da Grande São Paulo, do dia 18/01, quando a novela Prova de Amor registrou 21 pontos de média (empatando com o Jornal Nacional durante 5 minutos) contra 26 da emissora líder, 6 da terceira colocada , 3 da quarta e 1 da quinta. Quem está mais próxima da líder no horário?

Com esta realidade, provavelmente, a emissora líder se utilizou de dados incorretos, quando afirmou que a Record estava mais para a quarta (Band), causando desconforto nas informações, tendo em vista que a fonte apontada pela líder não confirmou com suas declarações através dos dados consolidados. Será que estas informações de Ibope são exclusivas da Globo?

Erlanger diz que "o JN é prejudicado nessa época pela queda de número de ligados, por causa das férias e do horário de verão". As dúvidas que ficam no ar são as seguintes: Será que nos anos anteriores não houve período de férias e horário de verão? Os telespectadores da Record não tiraram férias? Ou os telespectadores da Record, atualmente, estão todos em férias no Rio de Janeiro?

Os números respondem: em janeiro de 2004 a audiência do Jornal Nacional era de 36 pontos, em janeiro de 2005 foi de 37 pontos e até o dia 21/01/06 o telejornal vem registrando 29 pontos de audiência.
A queda de audiência do Jornal Nacional e o crescimento de Prova de Amor são fatos e comprovados por números consolidados do IBOPE".

São Paulo, 26 de janeiro de 2006.
Rede Record de Televisão