Greve de Fome: Garotinho conquista direito de resposta e abandona protesto

Greve de Fome: Garotinho conquista direito de resposta e abandona protesto

Atualizado em 12/05/2006 às 11:05, por Da redação e  com informações da Folha de S.Paulo..

Greve de Fome: Garotinho conquista direito de resposta e abandona protesto

A Justiça concedeu ontem (11/05) os dois direitos de resposta reclamados pelo ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. O pedido diz respeito às denúncias veiculadas na revista Veja e no jornal O Globo no fim de abril. Segundo as publicações, Garotinho teria usado o avião particular do traficante João Arcanjo Ribeiro, em sua pré-campanha à presidência da República.

Após a decisão, o político encerrou oficialmente a greve de fome iniciada em 1º de maio, como forma de protesto ao que ele considerou ser uma perseguição dos meios de comunicação.

As decisões
Segundo a sentença proferida pelo juiz Carlos Eduardo Moreira da Silva, da 31ª Vara Cível, a Veja terá de conceder amplo direito de resposta na capa e em oito páginas da revista. Caso não cumpra a decisão, a revista semanal corre o perigo de receber uma multa R$ 50 mil por dia.

"(A Veja ) não teve o mínimo de cuidado para resguardar os direitos constitucionais do autor, não traduzindo toda a verdade dos fatos", considerou o magistrado em seu parecer.

No jornal O Globo , o direito de resposta se dará em forma de reportagem. De acordo com a liminar da juíza Fernanda Sepúlveda Telles, da 18ª Vara Cível, o diário carioca terá de publicar as considerações de Garotinho "com idêntico destaque e espaço da notícia" sobre o suposto envolvimento com o traficante. Para o jornal a multa diária estipulada pelo não cumprimento da ordem judicial é de R$ 35 mil.