Furo do mês: IstoÉ desvenda a pedofilia

Furo do mês: IstoÉ desvenda a pedofilia

Atualizado em 30/11/2005 às 16:11, por Thaís Naldoni / Redação Portal IMPRENSA.

Furo do mês : IstoÉ desvenda a pedofilia

Por Contatos com fonte do alto clero da Igreja Católica, leva repórter da IstoÉ a desvendar a pedofilia e o homossexualismo entre os padres brasileiros

Agenda de fontes, jogo de cintura, persistência e orkut. Estes foram os ingredientes que resultaram na matéria "Confissões Obscenas", capa da revista IstoÉ de 16/11/05. Desde o ano passado - quando conquistou o prêmio Tim Lopes com uma matéria sobre pedofilia na internet - o jornalista Alan Rodrigues, da revista IstoÉ, é perseguido por uma pauta: a pedofilia na igreja católica. No entanto, uma conversa com uma fonte - parte do alto clero da igreja - deu a ele o impulso que faltava para começar a trabalhar na matéria. "Esta fonte me disse que as denúncias de má conduta dos padres aumentaram 70% em três anos. A partir daí, fiquei pensando como entrar neste assunto, sendo que a igreja tem uma estrutura totalmente fechada", conta.

Para esta missão, que durou três meses, entre a coleta de material, checagem e campo, Alan - que não é o que se pode chamar de "rato de internet" contou com uma ajuda inusitada: seu filho de 13 anos. "Quando soube da pauta, meu filho deu a idéia de entramos no orkut e vermos se havia comunidades ligadas ao tema. E foi em uma destas comunidades que encontrei V.R.D, 10 anos, o personagem da capa", lembra o jornalista.

Veja a matéria na íntegra na edição de dezembro da revista IMPRENSA