Franklin Martins: cineastas, professores e jornalistas lançam manifesto em sua defesa
Franklin Martins: cineastas, professores e jornalistas lançam manifesto em sua defesa
Atualizado em 11/05/2006 às 18:05, por
Pedro Venceslau/Redação Portal IMPRENSA.
Franklin Martins : cineastas, professores e jornalistas lançam manifesto em sua defesa
PorComeçou a circular hoje, pela Internet, um manifesto em defesa do jornalista Franklin Martins, que não teve seu contrato com a Rede Globo renovado. Coincidência ou não, a saída de Franklin da Globo aconteceu dias depois dele ter sido acusado pelo colunista da Veja, Diogo Mainardi, de se aproveitar da condição de jornalista para fazer tráfico de influência junto ao governo, beneficiando sua família.
Até o momento, o abaixo assinado conta com 11 assinaturas, em sua maioria cineastas, professores e três jornalistas. "Queremos colocar uma interrogação na sociedade civil. Por que um dos profissionais mais respeitados do país não teve seu contrato renovado depois de ser atacado por um colunista que só sabe destruir reputações e caluniar? Por que são festejados os ressentidos e raivosos, enquanto os que refletem são execrados? Os intelectuais, hoje, estão com medo da imprensa. Parece a época da ditadura. Queremos chamar atenção para isso", desabafa a idealizadora do abaixo assinado, a jornalista Maria do Rosário Caetano, da revista Cinema . "Nosso objetivo não é readmitir o Franklin. Não temos essa ilusão. Esse é um manifesto de solidariedade. Estão acontecendo coisas estranhas na mídia", completa a cineasta Vânia Catani, que também assina o manifesto. Confira:
_____________________
EM DEFESA DE UM JORNALISMO QUE LEVE À REFLEXÃO E NÃO AO ÓDIO E O RESSENTIMENTO -
À Central Globo de Jornalismo
Nós, abaixo-assinado, encaminhamos -- à Central Globo de Jornalismo -- nossos protesto e preocupação com a demissão do jornalista e comentarista político FRANKLIN MARTINS, um dos mais qualificados e respeitados profissionais do país. Acusado levianamente por um articulista, cuja missão "do momento" parece ser unicamente agredir profissionais e intelectuais com relevantes serviços prestados ao aperfeiçoamento democrático do país, Martins não teve direito de resposta. Esperamos que a Justiça obrigue o veículo a atender a este preceito básico do jornalismo: ouvir o contraditório.
A Rede Globo - que contava com Franklin Martins nas importantes funções de diretor da sucursal de Brasília, comentarista do "Jornal da Globo" (ele exerceu, por um período, a mesma função no Jornal Nacional), titular de programa semanal na Globo News (em companhia da também jornalista Cristiana Lobo) -- ao invés de defender o profissional, o demitiu.
Franklin Martins é um jornalista empenhado em levar seus espectadores/ouvintes (ele ainda exerce seu ofício na Rádio CBN) à reflexão. Por isto, externamos neste abaixo-assinado nossa inconformidade com seu afastamento do telejornalismo da emissora. Para finalizar, desejamos ao repórter e comentarista político que continue exercitando -- nos espaços que lhe forem abertos, doravante, e que esperamos, sejam muitos -- o jornalismo que leva o leitor/telespectador/ouvinte à reflexão, ao raciocínio crítico. E rejeitando a prática de um jornalismo que estimula os baixos sentimentos, o ódio e o ressentimento.
Veja a lista
Maria do Rosario Caetano, jornalista da revista Cinema
José Tavares de Barros - professor e doutor
Paulo Rufino - cineasta
Manfredo Caldas - documentarista
Romeu Di Cesar - roteirista
Suzana Lira - jornalista
Mário Nascimento - diretor cinematrgográfico
Gustavo Soranz Gonçalves - professor universitário
César Cavalcanti - cineasta
Vânia Catani - produtora de cinema
Maria Lucia Alvez Ferreira - jornalista






