Fotojornalismo: Exposição com os premiados no World Press Photo abre amanhã no Sesc Pompéia, em SP
Fotojornalismo: Exposição com os premiados no World Press Photo abre amanhã no Sesc Pompéia, em SP
Fotojornalismo : Exposição com os premiados no World Press Photo abre amanhã no Sesc Pompéia, em SP
Começa na próxima sexta-feira (11) a exposição das 205 imagens premiadas no World Press Photo. A mostra, que será realizada no Sesc Pompéia, em São Paulo, apresenta em belas imagens o impacto da estética do fotojornalismo aliado a histórias que mostram o ser humano no limite da dor, da indignação e do prazer. Com sede em Amsterdã, o World Press Photo, o mais prestigiado prêmio da área, recebeu nesta edição a inscrição de 4.460 fotógrafos de 124 países, com 78.083 imagens concorrentes.
Já há algumas edições o prêmio não prevê mais a obrigatoriedade da fotografia ter sido publicada para poder concorrer. A mudança permitiu que o fotógrafo brasileiro João Kehl, 24 anos, arrebatasse o primeiro lugar na categoria Esportes em Geral, em seu ensaio sobre uma academia de boxe para moradores de rua, localizada sob um viaduto no bairro do Bexiga, em São Paulo.
A premiação possibilita uma reflesão sobre a pobreza editorial que ronda a mídia impressa no Brasil, nas quais o espaço destinado à publicidade somado à falta de ousadia impossibilita a publicação de ensaios fotográficos de fôlego.
O Brasil é representado também nesta edição do World Press pela fotografia do espanhol Daniel Beltrá, com uma foto realizada para o Greenpeace, na qual o contraste entre a terra árida e a floresta amazônica denuncia o uso irregular do solo para o plantio de soja.
Como nas últimas edições, o grande prêmio privilegiou um dos maiores fatos noticiosos do ano passado: o conflito entre Israel e Líbano. Realizada no dia do cessar-fogo entre Israel e o Hizbollah, a imagem das ruínas dos ataques, de Spencer Platt, rendeu ao fotógrafo a premiação de 10 mil.
Mas é claro que nem só de tragédias e reflexões sociais é composta a exposição das imagens premiadas. É possível ver uma ótima série de fotos de dança de rua de autoria de Denis Darzacq. Em esporte, o destaque fica para a famosa cabeçada do francês Zinedine Zidane no italiano Marco Materazzi, na final da Copa do Mundo do ano passado, de autoria do fotógrafo holandês Peter Schols.
Conheça os premiados, clicando
Serviço
WORLD PRESS PHOTO 2007
Quando : abertura amanhã, às 9h30; de terça a sábado, das 9h30 às 20h30; domingo das 9h30 às 19h30; A exposição acontece até 7 de junho.
Onde : Sesc Pompéia (R. Clélia, 93, São Paulo, Tel. 0xx11 3871-7700)
Quanto : Entrada franca






