Fim de uma era: Time Inc. anuncia fim definitivo da edição impressa da histórica revista Life
Fim de uma era: Time Inc. anuncia fim definitivo da edição impressa da histórica revista Life
Fim de uma era : Time Inc. anuncia fim definitivo da edição impressa da histórica revista Life
A Time Warner Incorporation anunciou nesta semana que vai interromper em definitivo a publicação da edição impressa da Life , surgida em 1936, para manter apenas a edição online da histórica revista.Desde 2004, a Life circula como um suplemento semanal dos jornais do grupo, atingindo uma circulação de 12 milhões de exemplares. A Time analisa, entretanto, que o modelo atual "não é apropriado".
Segundo informações da agência Reuters, pelo menos quarenta funcionários ligados à publicação devem ser afastados ou remanejados para outros títulos do grupo - quinze da parte editorial e 27 do Comercial.
O presidente Andy Blau, o publisher Peter Bauer, o editor-administrativo Bill Shapiro e a editora-executiva Maggie Murphy devem continuar na Time Warner.
"O crescimento requer que se assumam riscos, e as vantagens potenciais eram imensas, mas, infelizmente, o timing funcionou contra nós", disse à Reuters Ann Moore, executiva da Time Inc - a empresa anunciou, no início deste ano, um foco maior na web, com a reformulação de seu principal veículo, a revista Time, e a demissão de quase 300 profissionais.
A última edição impressa da Life vai circular em 20 de abril, quando o site assume todas as atribuições da publicação - disponibilizando gratuitamente, inclusive, um acervo de mais de 10 milhões de imagens, para uso estritamente pessoal.
O grupo, que considera o acervo "a mais importante coleção de imagens cobrindo os fatos e as pessoas do século XX", estima que pelo menos 3% das fotografias sejam desconhecidas do público.
Entre os grandes nomes que passaram pela revista estão fotógrafos como Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White, Andreas Feininger, John Dominis e Gordon Parks.
Fundada em 1936, a Life tornou-se ícone do new journalism, tendo se destacado pelas longas matérias, ricas em textos e, principalmente, imagens. Diversas de suas capas são históricas.
A revista foi fechada em 1972, mas voltou seis anos depois, circulando até 2000. Na seqüência, tornou-se um suplemento, no formato mantido até hoje. 





