FENAJ - Saudações a quem tem coragem

FENAJ - Saudações a quem tem coragem

Atualizado em 02/05/2006 às 07:05, por Por: Federqação Nacional dos Jornalistas.

FENAJ - Saudações a quem tem coragem

A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - apresenta, neste Dia 1º de Maio, sua saudação a todos (as) trabalhadores (as) jornalistas, com a certeza de que estamos atuando na perspectiva de alcançar dias melhores para todos. Nossas lutas históricas pela liberdade de imprensa e de expressão, bem como as questões relacionadas ao mundo do trabalho, servem como referenciais para continuarmos firmes no propósito de garantir cada vez mais conquistas para toda a categoria.

Atualmente estamos desenvolvendo campanhas de importância crucial para o futuro, como é o caso da atualização da lei que regulamenta a profissão de jornalista, em tramitação no Congresso Nacional. Isso sem falar na nossa vitória histórica, com a manutenção da necessidade de diploma para o exercício da profissão. Neste mesmo caminho, reafirmamos a necessidade da criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ), como ferramenta fundamental para a valorização da profissão e para contribuir na garantia de que o jornalismo estará a serviço do interesse público e cumprindo sua função social.

O Dia do (a) Trabalhador (a) serve como reflexão no sentido de aglutinarmos forças para continuarmos lutando contra a precarização da profissão de jornalista, assim como para intensificarmos mobilizações por mais empregos, melhores condições de trabalho e de salário.

De maio de 1886 - quando manifestações de trabalhadores em Chicago (EUA) pela redução da jornada de trabalho para 8 horas foram violentamente reprimidas pela polícia - aos dias atuais, muita coisa mudou nas relações trabalhistas e no "mundo do trabalho": desde conquistas (após muitas lutas) de direitos aos trabalhadores à introdução de novas tecnologias no processo de produção. Porém, não mudaram a criminalização de movimentos sociais e trabalhistas, a superexploração da força de trabalho pelos detentores dos meios de produção, e a postura "mediadora" do Estado sempre tendendo para o lado mais forte da relação Capital X Trabalho.

Isto nos faz relembrar que, embora caracterizados como categoria diferenciada, os jornalistas são trabalhadores em comunicação. E, na condição de entidade representativa de um segmento dos trabalhadores em comunicação, a FENAJ reafirma o desejo de manter acesa a chama da combatividade pelas redações e assessorias de todo o país. Lutamos por dignidade profissional, respeito e liberdade. Combatemos todo tipo de censura, violência e corrupção. Defendemos um jornalismo democrático, longe das amarras da "censura das empresas". Propugnamos o desejo de continuar contribuindo com os avanços sociais e políticos do nosso imenso país, onde sempre haverá jornalistas na linha de frente em defesa de uma sociedade verdadeiramente democrática.

Saudemos, portanto, com alegria e esperança mais um Dia do (a) Trabalhador (a), no rumo da vitória.

01 de Maio de 2006

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS - FENAJ