EXCLUSIVO: Luiz Gonzaga Mineiro fala sobre sua saída da direção de Jornalismo do SBT
EXCLUSIVO: Luiz Gonzaga Mineiro fala sobre sua saída da direção de Jornalismo do SBT
EXCLUSIVO : Luiz Gonzaga Mineiro fala sobre sua saída da direção de Jornalismo do SBT
Por Há quase dois anos o experiente jornalista Luiz Gonzaga Mineiro assumiu a direção nacional de Jornalismo do SBT, com a missão de reestruturar o combalido e freqüentemente abandonado departamento da casa.O investimento pesado em tecnologia e a contratação de nomes de peso para ancorar telejornais foram as marcas dessa fase, que, apesar do sucesso de crítica, parece não ter obtido o mesmo resultado na audiência e, conseqüentemente, não resistiu à conhecida instabilidade na programação.
Pelos corredores do Jornalismo do SBT, a certeza hoje é a de que quem manda mesmo é Silvio Santos; mudanças de horário e formato, pseudojornalísticos populares e afins seriam decisões exclusivas do dono da emissora.
Totalmente alheio a essas discussões - até porque estava de férias -, Mineiro anunciou recentemente que vai deixar a direção nacional de Jornalismo e assumir novas funções na casa. Ele falou com exclusividade ao Portal IMPRENSA sobre seu futuro na emissora.
IMPRENSA - Como está sua situação no SBT?
Luiz Gonzaga Mineiro - Eu estou deixando a direção nacional de Jornalismo para assumir a direção de Projetos Especiais. A decisão foi tomada na última sexta-feira (23/02), com o Guilherme Stoliar e os demais conselheiros.
IMPRENSA - E esse cargo vai ser voltado para outras áreas, além do Jornalismo?
Mineiro - Sim, serão pensados projetos para todos os Departamentos.
IMPRENSA - Quais são os primeiros planos?
Mineiro - Devemos começar trabalhando com esse tema da classificação indicativa do Ministério das Comunicações, que está em pauta. Inclusive eu estou indo para Brasília nesta semana. Mas isso porque, além de pensar projetos, eu devo prestar uma espécie de assessoria institucional para a emissora, aproveitar minha experiência no meio.
IMPRENSA - E a decisão da mudança foi tomada por você ou em conjunto com a direção?
Mineiro - Foi tomada em dupla mão. Quando nós viemos para cá, ficou estabelecido que eu ficaria dois anos cuidando do Jornalismo para, depois, investir em outros projetos.
IMPRENSA - Algo parecido do que aconteceu com a Ana Paula Padrão...
Mineiro - Exato. Eu estou cansado de Jornalismo, estou há 28 anos dentro de Redações! Comecei em 1979, em Minas Gerais... E, ao invés de esperar até julho, quando eu faria dois anos de contrato, resolvemos aproveitar a estréia da nova programação, as mudanças na grade, na emissora, para antecipar mais essa mudança. Mexidas são boas!
IMPRENSA - E você continua como contratado do SBT ou fez um esquema "alternativo" como a Ana Paula?
Mineiro - Continuo contratado, e a Ana Paula também manteve o acordo dela com o SBT; só que com cargos diferentes. Eu acho que o que nós estamos fazendo com essas novas relações é um avanço, estamos saindo na frente das outras emissoras nesse aspecto.
IMPRENSA - Quem assume seu posto na direção de Jornalismo? Recentemente, seu "vice" Marcos Cripa também deixou a casa...
Mineiro - Isso eu não sei, é uma decisão que cabe somente à emissora. 





