Estigma da clonagem: Record desmente Daniel Castro e afirma que bancada do telejornal será
Estigma da clonagem: Record desmente Daniel Castro e afirma que bancada do telejornal será
Atualizado em 26/01/2006 às 13:01, por
Pedro Venceslau / Redação Portal IMPRENSA.
Estigma da clonagem : Record desmente Daniel Castro e afirma que bancada do telejornal será
Um espectro ronda os estúdios da Rede Record, na Barra Funda, em São Paulo. Por mais que a emissora renove, contrate, reforme, mude e gaste milhões aquecendo o mercado de estrelas - tanto da dramaturgia quanto do telejornalismo -, suas produções são sempre carimbadas de "clones" da Globo.
Que a emissora persegue o "padrão Globo de qualidade", todo mundo sabe. Afinal, como diz o ditado, "nada se cria, tudo se copia". O estigma da "clonagem", porém, está começando a irritar a cúpula da emissora da Igreja Universal. Em nota publicada recentemente em sua coluna na Folha de S.Paulo, o jornalista Daniel Castro afirmou que o novo telejornal da Record seria um clone do "Jornal Nacional". Até o estúdio seria idêntico, com fundo azul e integrado à redação, que deve aparecer ao fundo. "Quando ele (Daniel Castro) escreveu essa nota, o estúdio - que não terá fundo azul, mas predominantemente laranja - não estava pronto. Ele tem amigos aqui que passaram a informação errada", informa a assessoria da emissora.
Integrantes da equipe de jornalismo da emissora afirmam ainda que montar a bancada do telejornal acoplada à redação, que aparece ao fundo, é uma tendência internacional, não uma idéia genial da Rede Globo. "Isso dá mais credibilidade ao telejornal. Antes, com o Boris, a redação já era acoplada, mas isso não estava evidente. Vários telejornais do planeta fazem isso há muito tempo", informa um jornalista da Record.
.........
A emissora espera colocar o novo "Jornal da Record" no ar já na próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro. A redação está em reformas para acomodar os novos contratados. O jovem jornalista Douglas Tavolaro, que ocupou o lugar de Luis Gonzaga Mineiro, hoje no SBT, teve seu poder ampliado com a saída de Boris Casoy, que dirigia o "Jornal da Record" de forma independente.
-------------
José Occhiuso, que deixou a TV Cultura, será o novo executivo de produção da Record. E João Beltrão, que deixa a Band Curitiba, será um dos três editores executivos do telejornal.






