Engajados: Artistas brasileiros deverão fazer campanha contra a não renovação da RCTV

Engajados: Artistas brasileiros deverão fazer campanha contra a não renovação da RCTV

Atualizado em 16/04/2007 às 19:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Engajados: Artistas brasileiros deverão fazer campanha contra a não renovação da RCTV

Nem em novelas, muito menos em filmes. Em breve, alguns artistas brasileiros deverão aparecer na programação da RCTV ( Rádio Caracas de Televisión ), para protestar contra a ameaça de fechamento da emissora pelo governo de Hugo Chávez.

Convidados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), os atores deverão gravar os depoimentos na próxima semana, já que a concessão da RCTV vence no dia 27 de maio, sexta-feira próxima.

Segundo o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, em entrevista à Zero Hora , de Porto Alegre, a entidade brasileira recebeu um comunicado da Associação Internacional de Radiodifusão (Air) - que congrega emissoras de rádio e TV das Américas e da Europa -, pedindo que artistas e personalidades da área cultural gravem os depoimentos "contra a censura".

"A solicitação chegou esta semana (semana passada), e a Abert está se organizando para gravar alguns depoimentos", explicou Slaviero.

No último dia 27 de março, a Air enviou uma nota ao governo venezuelano, pressionando para que mude sua posição.

"Respeitamos a soberania de cada país, e o presidente Hugo Chávez foi eleito democraticamente. Mas a Abert e a Air pedem a revisão do ato administrativo que não autoriza a renovação da concessão da RCTV. É uma emissora que há 53 anos vem transmitindo informação e entretenimento ao povo venezuelano, e a não-renovação da licença é uma grave ameaça à liberdade de expressão", declarou Slaviero.

No dia 30 de março, o governo Chávez notificou oficialmente a TV de que não renovará a permissão.

Segundo a assessoria de imprensa da Abert, é provável que as cenas sejam gravadas, mas a data ou o nome dos atores ainda não foram definidos. A diretoria da entidade deverá reunir-se na semana que vem para acertar os detalhes.