Eleições: Debate em Minas Gerais esquenta disputa pela direção da FENAJ
Eleições: Debate em Minas Gerais esquenta disputa pela direção da FENAJ
Atualizado em 18/06/2007 às 14:06, por
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.
Eleições : Debate em Minas Gerais esquenta disputa pela direção da FENAJ
O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais promoveu o primeiro debate entre os candidatos a presidência da FENAJ - Sérgio Murillo de Andrade e Dorgil Marinho -, no último dia 05. A eleição da Federação será de 16 a 18 de julho. Em vários estados estão ocorrendo, também, eleições para os Sindicatos de Jornalistas.O debate no Sindicato de Minas Gerais integrou a programação do "1ª Terça - Fórum de Debates", projeto do Programa de Qualificação Profissional - Qualificar, com a mediação do jornalista Dídimo Paiva, editor de Opinião do jornal Estado de Minas.
Sérgio Murillo, da chapa 1 - Orgulho de ser FENAJ, fez uma defesa intransigente da regulamentação profissional e do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) como elemento de sobrevivência do jornalismo e da profissão. Destacou a farsa da Emenda 3, uma iniciativa da Rede Globo para contratar artistas e jornalistas via pessoa jurídica e pregou a reaproximação com todas as áreas de comunicação, inclusive a de relações públicas, em defesa da qualificação profissional.
Dorgil Marinho, da chapa 2 - Luta FENAJ, criticou as ações realizadas pela FENAJ até agora. Como membro do Conselho de Representantes, ele chegou à conclusão que está na hora de encerrar um ciclo que já dura mais de 10 anos, sem qualquer novidade para a categoria. "Esta diretoria está cansada e não consegue mais responder as necessidades da categoria", enfatizou Dorgil.
O presidente licenciado do SJPMG e atual diretor da FENAJ, Aloísio Lopes, negou estar "cansado" e destacou que considera a FENAJ democrática e admitiu que no caso do CFJ houve erros, mas que os mesmos já foram reconhecidos e o debate retomado no Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Ouro Preto, no ano passado. Além do mais, segundo ele, não se pode desconsiderar da análise o poder de manipulação e convencimento dos donos mídia que majoritariamente posicionaram-se contra o projeto, sem oportunidade para o debate público.
Eleições nos Estados Em Pernambuco, a eleição para o Sindicato dos Jornalistas ocorreu no dia 30 de maio. A chapa Ampliação, única inscrita, foi respaldada por 94% dos votos. Encabeçada pelo atual presidente, Ayrton Maciel, a nova direção terá mandato até 2010.
Além do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, que terá eleição de 2 a 4 de julho, e tem a chapa União Para Avançar, encabeçada por Suzana Blass como única inscrita, e dos Sindicatos da Bahia e Ceará, cuja eleição será nos dias 17 e 18 de julho, juntamente com a eleição para a FENAJ, outras entidades também estão encaminhando processos eleitorais. É o caso do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul, que está com prazo de inscrição de chapas aberto. As eleições serão realizadas, em primeira chamada, com 75% dos eleitores aptos a votar, em 20 de julho de 2007. Em segunda chamada, com 50% de participação dos eleitores no dia seguinte, em 21 de julho de 2007. E, finalmente, se não houver os quóruns referidos, a eleição acontece em terceira convocação, com 40% dos votos, no dia 22 de julho de 2007.






