Eleições 2006: Onde estão os 500 mil que votaram em Clodovil?, por Cristiane Sampaio*
Eleições 2006: Onde estão os 500 mil que votaram em Clodovil?, por Cristiane Sampaio*
Eleições 2006 : Onde estão os 500 mil que votaram em Clodovil?, por Cristiane Sampaio*
*Cristiane Sampaio é aluna de pós-graduação da Universidade de Santo Amaro (Unisa) O dia seguinte ao primeiro turno das eleições deste ano parecia milho para pipoca em óleo quente.As conversas giravam em torno do segundo turno para a presidência da República; da vitória de José Serra para o governo de São Paulo; do retorno de Fernando Collor de Mello à vida pública; da cadeira que será ocupada na Câmara Federal por Clodovil Hernandes. E é neste último personagem que o milho para pipoca estourou e pulou para fora da panela.
As exclamações e interrogações foram muitas: Como ele conseguiu se eleger? Como alguém pôde votar nele? O que ele vai fazer agora, costurar em Brasília? Que absurdo o Clodovil ser eleito! É o fim dos tempos, Clodovil, Deputado Federal!
Ouviu-se de tudo por dias e mais dias, não faltou pauta para desde o "Jornal Nacional" até os programas de televisão vespertinos, cujo assunto principal é a vida alheia das celebridades.
Não bastasse o espanto em relação à eleição do profissional da moda e da TV, o mesmo encabeçou a terceira posição na lista dos Deputados Federais eleitos para o pleito que tem início em 2007.
Com os números oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constatou-se que Clodovil adquiriu a confiança de 493.951 eleitores e eleitoras.
São quase 500 mil votos, aqui sim vale uma exclamação, pois praticamente meio milhão de pessoas elegeram Clodovil!
Dos quase 40 milhões que levaram Geraldo Alckmin ao segundo turno, dos quase 47 milhões que almejaram Lula novamente no Planalto Central, certamente conhece-se, sabe-se quem são algumas dessas pessoas. Elas estão no local de trabalho, na faculdade, na vizinhança, no clube, no mercado. Entretanto, não se sabe onde estão e quem são os 500 mil de Clodovil.
Mas, os urros de horror continuam sendo proferidos. Contudo, injustamente.
Assim como será injusta qualquer manifestação de repúdio que se tem visto e ouvido por aí aos eleitos Paulo Maluf (PP-SP) com 739.827 votos (primeiro colocado no ranking dos Deputados Federais mais votados); ao cantor Frank Aguiar (PTB-SP) com 152.795 votos; ou ao alvo predileto, Clodovil (PTC-SP).
Seria muito interessante conhecer os motivos pelos quais levaram os eleitores a votarem em Clodovil ou mesmo em Paulo Maluf e Frank Aguiar. Realmente seria, pois não é de se imaginar.
A única impressão mais concreta que fica é a de que a democracia está aí, mais viva do que nunca, haja democracia com Paulo Maluf, Frank Aguiar e Clodovil para Deputados Federais.
Cada um tem o País que merece! 





