Eleições 2006: Jornalistas apresentarão propostas aos candidatos a presidente
Eleições 2006: Jornalistas apresentarão propostas aos candidatos a presidente
Atualizado em 11/07/2006 às 11:07, por
Fonte: FENAJ.
Eleições 2006: Jornalistas apresentarão propostas aos candidatos a presidente
Em plenária realizada no dia 6 de julho, os delegados do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas definiram posições da categoria sobre a situação nacional e sobre o mercado de trabalho.A Federação Nacional dos Jornalistas intervirá nas eleições de 2006 fortalecendo o movimento contra a corrupção e elaborará um programa para a área de comunicações no país, a ser apresentado aos candidatos à presidência da República. Diversas medidas para promover a valorização profissional também foram aprovadas. Durante as atividades foram homenageados sindicalistas que marcaram a história da FENAJ.
No balanço da situação nacional, os congressistas avaliaram que, apesar de o presidente Lula ter sido eleito sob a expectativa de mudanças significativas no país, e de ter avançado pontualmente em algumas áreas, seu governo não promoveu um processo de desenvolvimento nacional que contemplasse os interesses da maioria da população brasileira.
Os delegados entenderam que as organizações sindicais dos jornalistas não devem apoiar nenhum candidato no atual momento político. Foi aprovada a intensificação de ações junto ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), tanto no comitê nacional quanto nos estados. Centralmente, porém a FENAJ elaborará um programa com as propostas dos jornalistas para a área de comunicações a ser apresentada aos presidenciáveis. "Interessa-nos saber quem se comprometerá com as reivindicações da categoria. E a partir destes posicionamentos, cada jornalista terá melhores condições de definir sua opção nas eleições de 2006", disse o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade.
Mercado de trabalho
O debate sobre a realidade profissional dos jornalistas foi intenso. Foram aprovadas diversas ações de promoção da valorização profissional. Entre elas destacaram-se o desenvolvimento de uma Campanha Nacional por Melhores Salários voltada para os diversos segmentos da categoria e a intensificação da fiscalização do exercício regular da profissão.
Definiu-se, também, buscar resolver os conflitos de atribuições jornalistas e radialistas, identificando os pontos de atrito e soluções que contemplem as duas categorias, e o desenvolvimento de uma campanha de esclarecimento e regularização dos jornalistas de imagem, além da realização de uma pesquisa nacional sobre as condições de vida e trabalho da categoria.
Todas as propostas aprovadas serão sistematizadas e posteriormente disponibilizadas no site da FENAJ.






