Eleições 2006: Folha de S. Paulo e CBN são condenadas a veicular direitos de resposta de Lula

Eleições 2006: Folha de S. Paulo e CBN são condenadas a veicular direitos de resposta de Lula

Atualizado em 27/09/2006 às 11:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Eleições 2006 : Folha de S. Paulo e CBN são condenadas a veicular direitos de resposta de Lula

O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, concedeu ontem (26/09) à noite a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direito de resposta contra o jornal Folha de S. Paulo e a rádio CBN.

Por quatro votos a dois, os ministros do TSE consideraram "ofensivo" a Lula, ao PT e a seus afiliados o artigo de Clóvis Rossi publicado no último dia 22 na Folha , intitulado "Como se faz uma quadrilha".

No texto, Rossi afirma que "para manter o poder, [petistas] fazem o diabo, contando com o acobertamento do chefe, que, mesmo quando os demite, acaricia-os depois". Citando o caso do dossiê e as "boquinhas" concedidas a personagens como Freud Godoy, Valdebran Padilha e José Lorenzetti, o colunista arremata defendendo a tese de que "foi essa cultura [de `boquinhas´] que gerou a `quadrilha´ antigamente chamada de Partido dos Trabalhadores".

Na mesma noite de ontem, o TSE também condenou, por cinco votos a um, a rádio CBN a veicular direito de resposta da coligação do candidato à reeleição da presidência da República.

Uma mensagem de quatro minutos terá de ser transmitida, em resposta a ataques feitos por Geraldo Alckmin, candidato do PSDB, em uma entrevista concedida à emissora paulista.

Tanto a Folha quanto a CBN têm 36 horas para veicular os direitos de resposta de Lula; entretanto, ainda cabe recurso a ambos.