Eleições 2006: Globo bate o martelo e decide regras para o debate com presidenciáveis

Eleições 2006: Globo bate o martelo e decide regras para o debate com presidenciáveis

Atualizado em 14/09/2006 às 11:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Eleições 2006 : Globo bate o martelo e decide regras para o debate com presidenciáveis

A TV Globo, depois de muito refletir e estudar, definiu ontem (13/09) as regras para o debate que realizará, no próximo dia 28, com os principais candidatos à presidência da República.

No encontro, será mantida a cadeira vazia com o nome de eventuais presidenciáveis ausentes - vale lembrar que o candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), faltou a debates na Band e na Gazeta.

Na rede carioca, pelas novas regras, os candidatos presentes poderão dirigir perguntas aos adversários faltosos, no tempo de 40 segundos; como - obviamente - não haverá resposta, a questão terá de ser reformulada e feita a outro candidato, participante do debate.

A emissora estudava um formato que permitisse réplicas aos perguntadores nesses casos, mas concluiu que, dessa forma, não seria respeitada a "democracia", em que todos os candidatos perguntam e respondem em todos os blocos.

A Folha informa que o debate terá cinco blocos: dois com temas determinados, dois com perguntas livres e um para considerações finais.