Eleições 2006: Aprovadas pesquisas do 1º turno pelo Ibope e Datafolha
Eleições 2006: Aprovadas pesquisas do 1º turno pelo Ibope e Datafolha
Eleições 2006 : Aprovadas pesquisas do 1º turno pelo Ibope e Datafolha
Os diretores dos institutos de pesquisa Ibope e Datafolha, respectivamente Carlos Augusto Montenegro e Mauro Paulino, aprovaram as pesquisas de intenção de voto realizadas durante o primeiro turno das eleições 2006.Segundo informações do "Jornal Nacional", eles consideraram que resultados surpreendentes, como o da Bahia e do Rio Grande do Sul, são normais. No estado nordestino, Jaques Wagner (PT), que estava, nas pesquisas, atrás do candidato do PFL, Paulo Souto, venceu em primeiro turno; no sul, Germano Rigotto (PMDB), favorito à reeleição, não foi nem à segunda rodada.
Para os diretores dos institutos, as pesquisas tentam informar o eleitor, mas não são verdades absolutas. "Nada substitui a eleição nas urnas", afirmou Montenegro. Para Paulino, muitos eleitores "decidem seu voto no próprio dia da eleição". O diretor do Datafolha afirmou ainda que resultados de última hora, como o segundo turno no Paraná, são a continuação de tendências percebidas com antecedência pelas pesquisas.
"Os números da véspera podem mudar porque o movimento detectado antes, as tendências detectadas antes, continuam inclusive no dia da eleição", declarou. O diretor do Ibope comemorou aquela que considerou a melhor performance dos 64 anos do Instituto no Brasil: "acompanhamos as eleições nos 27 Estados e ficamos alegremente surpreendidos pelo êxito das pesquisas". 





